Nessa campanha do JANEIRO BRANCO a prefeitura foca na conscientização da saúde mental.
A enfermeira coordenadora do CAPS, Andreia Oss-emer, juntamente com o médico Jorge Schlichting Neto falam um pouco sobre o Janeiro Branco e a importância de cuidar da saúde mental.
Nessa campanha do JANEIRO BRANCO a prefeitura foca na conscientização da saúde mental, abordando que bem como o OUTUBRO ROSA e o NOVEMBRO AZUL focam na saúde da mulher e do homem respectivamente, a saúde mental é parte vital na vida das pessoas, e deve ser levada com seriedade.
A campanha busca dar visibilidade a saúde mental através da psicoeducação, tendo sido iniciada em 2014, neste ano de 2022 que é a 9ª Edição, intitulada “O Mundo Pede Saúde Mental”, busca atingir o os objetivos de refletir, debater e planejar as ações positivas quanto a saúde mental, bem como quebrar os tabus da sociedade sobre os bloqueios e preconceitos voltados a este tema.
>> LEIA TAMBÉM: Assaltante é detido por populares em Blumenau
Um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sobre o comportamento dos brasileiros durante esse período de isolamento mostrou que a prevalência de pessoas com estresse agudo aumentou de 6,9% (em março de 2020) para 14,7% (em junho do mesmo ano).
“Acredita-se que o principal fator seja a incerteza com relação ao futuro e ao medo de contaminação e adoecimento/morte, conforme a pesquisa relatada. Muitas pessoas perderam o emprego, tiveram seus salários reduzidos, viram as oportunidades diminuírem ou mesmo desaparecerem. Isso contribui muito para o adoecimento das pessoas. Quem procura ajuda dá um passo muito importante e precisa ser muito forte para isso. O CAPS está à disposição para auxiliar, conversar e atender quem precisar”, complementa a fisioterapeuta do Caps, Fernanda Vicenzi Pavan.
A partir da próxima segunda-feira, dia 17, o CAPS volta a atender em horário normal (e seguindo todos os protocolos de segurança) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, com a equipe multidisciplinar à disposição. É importante ressaltar que o CAPS de Timbó é também referência em saúde mental para os municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros. O telefone do CAPS é o (47) 3382-8473.
Sugestão de pauta