Conforme à PM, o pai da criança estava de carona no brinquedo.
No último sábado, 01 de janeiro, uma criança de 07 anos foi flagrada dirigindo um mini fusca em SC. O caso foi registrado pela Polícia Militar do Estado, no município de Itapoá, no norte catarinense.
Uma guarnição realizava rondas quando flagrou o mini fusca transitando pelas ruas do município sendo dirigido por uma criança de 07 anos. No momento da abordagem, o pai da menina estava de carona no brinquedo, que possui 40 cilindradas, custa um valor de aproximadamente R$ 12,5 mil e pode atingir entre 45 km/h e 50 km/h.
Conforme informações da Polícia Militar, a família inclusive já havia sido orientada anteriormente a não transitar em via pública com o brinquedo, porém, a mãe da menina teria alegado não saber que era necessário uma autorização especial para transitar.
Ainda segundo a mãe da criança, na hora da abordagem, o policial pediu o licenciamento e eles informaram que era um brinquedo, que só tinham nota fiscal. Ela ainda afirmou que quem estava dirigindo o veículo saria o pai da menina e não a menina. Além disso, o mini fusca estaria sendo escoltado pela mãe, que estava no veículo da família que seguia atrás, com o pisca alerta ligado. Após o ocorrido, a família retornou das férias para o Paraná, onde residem, e comunicou que vai entrar com uma ação na justiça para recuperar o veículo.
–> LEIA TAMBÉM: SC fecha 2021 com menor número de homicídios da série histórica
Após o flagrante, o mini fusca foi guinchado e o pai da menina multado, tendo a habilitação suspensa. De acordo com a PM, o mini-Fusca, por ser motorizado e movido a gasolina, ao circular em uma via pública, recebe o tratamento como um veículo automotor, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
“Estava sendo conduzido sem as devidas condições de segurança, sem a documentos necessários (licenciamento) e dirigido por pessoa não habilitada, que acarretam na remoção do mesmo, além das autuações relevantes”, completou a PM em nota.
Sugestão de pauta