Solicitação da Acig, a partir da demanda de um associado, vem sendo discutida há seis meses com o órgão federal. Autorização para a marginal foi concedida na quinta-feira (16)
O pedido de uma marginal na BR-470, entre a Ponte do Vale e a empresa Bem Vestir Modas (KM33) surgiu assim que as obras de duplicação foram entregues naquele trecho.
O problema enfrentado por empresários da região – afetando cerca de 400 colaboradores – era a longa distância entre a rotatória da rodovia federal e as vias de acesso aos estabelecimentos localizados às margens dela. “Os colaboradores que vem do centro de Gaspar precisam ir até a divisa com Ilhota para ter acesso ao retorno e chegar ao trabalho. São cerca de 11 km a mais no trajeto, o que se traduz em custos mais altos de deslocamento e maior tempo de locomoção. Assim que o nosso associado nos trouxe o empecilho começamos as tratativas com o Dnit”, contextualiza Edemar Ênio Wieser, o presidente da Associação Empresarial de Gaspar (Acig).
Foram seis meses de reuniões e conversas presenciais e virtuais com os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em busca de uma solução para o problema. Nesta quinta-feira (16), pela manhã, o superintendente regional, Ronaldo Carioni, em conjunto com os engenheiros do órgão, sinalizaram com a autorização de um projeto complementar que viabiliza a implantação de uma marginal na localidade.
“O desenvolvimento desse projeto ficará por conta da prefeitura e o Dnit se responsabilizará pela execução da obra, com recursos adjacentes das obras na região”, afirmou Carioni.
Para Cuniberto Francisco Kuhnen, um dos associados que encabeçou o pedido, é uma grande vitória. “Não cansamos de fazer reuniões e mostrar que era viável executar essa obra. Nós, empresários, estudamos possibilidades, vimos onde poderíamos ceder e nos colocamos à disposição para que o problema fosse resolvido. Estamos satisfeitos com a devolutiva positiva do Dnit e ressaltamos o papel imprescindível da Acig nessa conquista – a entidade entendeu a importância dessa marginal e abraçou a bandeira conosco”, conta o empresário.
LEIA TAMBÉM: Rayssa Leal é escolhida melhor skatista do ano
O projeto complementar deve ser entregue ao Dnit nos próximos meses e a previsão e que os trabalhos iniciem ainda em 2022.
A Associação Empresarial de Gaspar (ACIG) foi fundada no dia 22 de junho de 1982. A entidade é formada por pessoas com ideias empreendedoras, que buscam o desenvolvimento dos empresários da cidade, além do desenvolvimento municipal. É um órgão capaz de gerar instrumentos facilitadores para a classe empresarial, servindo como um ponto de convergência de interesse dos associados, comunidade e gestão pública.
Sugestão de pauta