Informações locais apontam que ele teria sido pago para se imunizar contra a Covid-19 no lugar de outras pessoas.
Um homem é investigado pelas autoridades da Nova Zelândia após ter se vacinado dez vezes em um mesmo dia contra Covid-19. A mídia local diz que ele teria sido pago para tomar o imunizante no lugar de outras pessoas.
Astrid Koornneef, responsável pelo programa de vacinação do país, relatou que Ministério da Saúde neozelandês está ciente do ocorrido. Koornneef alega que a atitude do suspeito foi “perigosa”, segundo ela, “isso coloca em risco a pessoa que recebeu a vacina com outra identidade e a pessoa cujo registro de saúde mostra que foi vacinada, mas não foi”.
Contudo, especialistas afirmam que não há dados que comprovem a segurança de uma dose elevada de imunizantes. Em entrevista concedida a mídia local, koornneef recomendou que em caso de mais algum morador ter recebido doses extras, recomenda-se que o mesmo procure aconselhamento clínico o mais rápido possível.
Para tomar as doses as doses adicionais, o homem teria visitado diferentes postos de vacinação. O ministério, contudo, não informou onde o episódio teria ocorrido. No país, não é necessário apresentar um documento de identificação para receber a vacina.
As autoridades de saúde da Nova Zelândia temem que tornar o processo mais rígido poderia desencorajar as pessoas bem-intencionadas de serem imunizadas. Conforme um porta-voz do ministério, o objetivo é não criar barreiras à vacinação, especialmente aos mais vulneráveis.
Desde agosto deste ano, a Nova Zelândia enfrenta surtos da variante Delta. No início do mês de outubro, o governo anunciou que iria abandonar a estratégia “covid zero” do território, passando a afrouxar as restrições e a conviver com o vírus.
>> LEIA MAIS: Homem sofre ferimento grave na cabeça ao ser atingido por xícara durante briga em Jaraguá do Sul
Considerado uma referência no combate à pandemia, o país localizado na Oceania foi um dos poucos a zerar o número de infecções no ano passado.
Com informações de Nexo
Sugestão de pauta