A Rota do Enxaimel foi a única brasileira a ser premiada pela ONU por sua sustentabilidade e preservação histórica.
O anúncio foi feito na última quinta-feira (2), durante uma cerimônia realizada em Madrid, na Espanha. Mais de 170 destinos de 75 países estavam inscritos, mas só 41 foram selecionados e o roteiro catarinense era o único representante do Brasil.
O roteiro ganhou um selo chamado Best Tourism Villages, que trás reconhecimento a zonas rurais, onde o turismo disponibiliza chances de maneira sustentável, preservando tanto o meio ambiente quanto as tradições locais.
A Vila tem o maior número de residências construídas no estilo enxaimel fora da Alemanha. Em 16 km, são aproximadamente 50 casas.
>> LEIA MAIS: Programação do Natal Mais Encantado de Timbó continua nessa semana
A técnica consiste em encaixar vigas de madeiras, sem utilizar nenhum prego ou parafuso. Ela foi trazida por imigrantes vindo da Pomerânia, a partir de 1863.
Já que as residências são apenas montadas por encaixe, as casas podiam ser facilmente desmontadas e montadas em outro lugar. Isso ocorria quando os imigrantes diziam que a terra onde haviam montado a casa não era boa, então, mudavam de lugar e levava a casa junto.
Todo o percurso pode ser traçado em tour guiado, bicicleta, carro ou até mesmo por conta própria. Ao longo do caminho também têm estabelecimentos que vendem receitas de família, biscoitos artesanais etc.
A Vila também abriga uma fábrica de chocolates chamada Nugali. A fábrica já ganhou vários prêmios em diversas edições do International Chocolate Awards.
A visita começa em uma estufa com pés de cacau, continua pelas instalações da fábrica, onde é possível acompanhar cada etapa da transformação do fruto em diferentes tipos de chocolate, e ainda passa por diferentes estações de experiências sensoriais. É possível sentir o cheiro dos ingredientes e também existe uma degustação de diferentes tipos de chocolate. O espaço abre todos os dias, de 9h às 18h
Sugestão de pauta