Instituição é a primeira do país a ser avaliada pelo Cofen durante a pandemia.
O Hospital Santa Isabel (HSI) é o primeiro hospital catarinense a receber o Selo e Certificação da Qualidade do Cofen – Conselho Federal de Enfermagem, que certifica o hospital e a enfermagem a partir de cinco dimensões do Programa Nacional da Qualidade do Cofen/PNQ-Cofen: estrutura organizacional, ações gerenciais e operacionais, segurança do cliente, infraestrutura e gestão de pessoas.
O Hospital Santa Isabel recebeu a pontuação de 97,79%. Além de ser o primeiro do estado de Santa Catarina, a unidade hospitalar também é a primeira do Brasil a ser certificada durante a pandemia de Covid-19 e possui a segunda maior nota na avaliação do país.
A Gerente Assistencial do Hospital Santa Isabel, Marcia Regina Fidauza, afirma que o selo é muito importante para os profissionais: “é o autorreconhecimento que vem validar a qualidade e segurança do cuidado destinado aos pacientes durante os 365 dias do ano. A conquista é uma motivação para os nossos colaboradores da Enfermagem”.
A instituição foi avaliada por quatro enfermeiros com formação em doutorado.
A notícia, apresentada na manhã desta quinta-feira, 25 de novembro, foi muito bem recebida pelos profissionais de enfermagem. Muitos se emocionaram. Para Juliano Petters, Diretor Executivo do Hospital Santa Isabel, esse é o resultado do esforço individual que gera desenvolvimento coletivo. “Centenas de profissionais se dedicam diariamente em prol do paciente. Durante a pandemia, vimos a coragem e comprometimento de cada um. O selo e certificação da qualidade do Cofen é uma conquista que só enaltece o trabalho dos profissionais da Enfermagem do Hospital Santa Isabel”, declara Juliano.
–> LEIA TAMBÉM: Polícia Militar atende briga em bar de Indaial
A instituição conquistou nota máxima em vários quesitos, como: planejamento estratégico, modelo assistencial de enfermagem, políticas do serviço de enfermagem, humanização, ações comunitárias e sociais, gestão de riscos, danos, incidentes e eventos adversos, preservação do meio ambiente e sustentabilidade, protocolos de segurança, mobiliários, equipamentos e insumos, desenvolvimento profissional, foco no cliente, processo de comunicação, instrução normativa de trabalho, comissões, acervos documentais, interação entre os serviços e as outras áreas da instituição/serviços de saúde e gestão orçamentária.
Dirceu Rodrigues Dias, Diretor de Operações do Hospital Santa Isabel, parabeniza aos profissionais de Enfermagem pela certificação. “Temos trilhado um caminho gratificante nos últimos anos. Nossa capacidade foi testada durante a pandemia e pudemos observar o quão preparada nossas equipes estão. Esse é o reflexo da Missão da Rede Santa Catarina: acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida”, complementa.
Sobre o HSI
Integrante da Rede Santa Catarina, o Hospital Santa Isabel (HSI), de Blumenau, conta com aproximadamente 1,2 mil colaboradores e 300 médicos no Corpo Clínico, que atendem cerca de 50 especialidades médicas. São mais de 260 leitos, incluindo os da UTI Coronariana e UTI Geral. O Serviço de Emergência da Unidade atende toda a região do Médio Vale do Itajaí.
–> LEIA TAMBÉM: Bombeiros Voluntários de Massaranduba emitem nota de esclarecimento
Com média de 13 mil internações por ano, mantém o percentual de 74% de seus atendimentos pelo SUS. Sua vocação à alta complexidade o torna referência em diversas especialidades, como serviços de Hemodinâmica, Neurocirurgia, Transplantes, Cirurgia Vascular, Cirurgia Robótica e Endovascular. Além disso, conta com a Maternidade Bertha Louise, que é equipada com o que há de melhor para atender as gestantes.
Sugestão de pauta