Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Equipe de robótica de Blumenau conquista vaga nas finais de torneio nacional

Equipe de robótica de Blumenau conquista vaga nas finais de torneio nacional
Foto: Divulgação

A TechMaker Robotics, equipe de robótica do SESI SENAI, sediada no Espaço de Educação Maker, conquistou uma vaga nas finais do torneio First Robotics Competition (FRC).

A FRC é uma competição internacional com robôs construídos a partir de peças em escala industrial, que chegam a pesar até 56 quilos. É uma das competições com maior prestígio internacional, com aproximadamente 8 mil equipes em todo o mundo. É a primeira vez que um torneio da FRC acontece no Brasil, sendo conduzido de forma virtual por conta da pandemia.

A cada ano, um novo desafio é proposto às equipes. No desafio desta temporada, o robô deve coletar e arremessar bolas (18 cm diâmetro) em um alvo a uma altura de 2,5 metros enquanto se desloca por uma arena de 50m2 – ora de forma autônoma, ora movimentado por controle remoto.

Continua depois da publicidade

Além da mecânica e da programação do robô, os estudantes são avaliados em critérios que envolvem administração, marketing, empreendedorismo e valores comportamentais. A equipe TechMaker Robotics é pioneira no Vale do Itajaí e está participando desta competição pela primeira vez. Os 10 integrantes do time são alunos do Ensino Médio de diferentes escolas e participaram de um processo seletivo para ingressar no projeto, que acontece no contraturno escolar dentro do Espaço de Educação Maker.

>>LEIA MAIS: Jogos Abertos voltam a ser realizados em Santa Catarina

O robô construído pela equipe utiliza mecanismos mecânicos, elétricos e pneumáticos feitos especificamente para a competição, além de ter partes customizadas em madeira, plástico e metal. As peças customizadas foram desenhadas pelos próprios estudantes através de programas de modelagem digital e fabricadas utilizando ferramentas como a cortadora a laser e a impressora 3D.  Os estudantes são orientados por dois técnicos, Bolivar Fernandes e Johnny Dreher, além de receberem mentoria e apoio de empresas da região e de profissionais de diferentes áreas.

A final acontece online no dia 7 de dezembro com transmissão ao vivo para todo o Brasil. Mais informações no Instagram da equipe: @techmaker.robotics

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento