Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Saiba como aproveitar as praias de SC com segurança no verão

Saiba como aproveitar as praias de SC com segurança no verão
Foto: Corpo de Bombeiros SC

No aplicativo você tem acesso a acessibilidade das praias, inclusive acesso a balneabilidade águas próprias ou impróprias para banho.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, desenvolveu um aplicativo de segurança para o banhista estar cada vez mais seguro quando for até a praia. 

O nome do app é Praia Segura, nele você pode fazer sua consulta até mesmo antes de sair de casa, no app você consegue uma atualização diária sobre os riscos de afogamento de cada praia.

Continua depois da publicidade

 Além disso, indica os locais dos Postos de Guardas-vidas ativados, também informa sobre as condições que cada bandeira representa.

>>LEIA MAIS: Polícia cumpre mandado de prisão contra traficante de drogas em Blumenau

Lá no app você tem acesso a acessibilidade das praias, inclusive acesso a balneabilidade (águas próprias ou impróprias para banho) e se há ocorrências com águas-vivas. O aplicativo  já está disponível para android no google play.

E em caso de emergência LIGUE 193!

Saiba como aproveitar as praias de SC com segurança no verão
Foto: Corpo de Bombeiros SC

Dicas em casos de riscos iminente na praia:

– Primeiro, para ir à praia esteja sempre atualizado pelo app PRAIA SEGURA CBMSC. Em seguida, ao chegar na praia preste muita atenção nas condições das bandeiras que estão em cima dos postos de guarda-vidas;

Bandeira vermelha indica “alto risco de afogamento”

Bandeira amarela “médio risco de afogamento”

Bandeira verde “baixo risco de afogamento”, mas, lembrando que mesmo com a bandeira verde sempre existe o risco. 

Bandeira lilás indica a presença de Águas-vivas e a bandeira preta indica que aquele posto está desativado;

– Procure sempre ficar o mais próximo ao posto de Guarda-Vidas, o ideal é que você fique em um raio de 200 metros. Se você estiver com criança, ou pessoas com alguma vulnerabilidade, temos disponível gratuitamente nos nossos postos de Guarda-vidas as pulseirinhas de identificação

Lembre-se de dar o exemplo, pois as crianças te observam e quando você entra em local com a bandeira vermelha da faixa de areia (local perigoso), elas podem entender que esse local é seguro;

– Se você se encontrar em uma corrente de retorno, mantenha a calma e nade paralelo a praia. Nadar contra a correnteza somente fará com que você perca a força e fique cansado.

– NÃO ande nos costões, você pode escorregar e cair no mar;

– Se você ingeriu bebida alcoólica ou fez uma refeição recentemente, NÃO entre na água, aproveite a faixa de areia;

– Se você foi queimado por água-viva procure os nossos postos de guarda-vidas. Lembrando, ficou alguma dúvida? Pergunte aos Guardas-Vidas, eles podem te ajudar; 

– Respeite sempre os Guardas-Vidas, eles estão atuando voluntariamente para te ajudar com orientações de prevenção e podem salvar sua vida em caso de emergência.

Saiba como aproveitar as praias de SC com segurança no verão
Foto: Corpo de Bombeiros SC
Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento