Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Especialistas celebram implantação da rede 5G, mas cobram cobertura em áreas remotas

Especialistas celebram implantação da rede 5G, mas cobram cobertura em áreas remotas
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Das 15 empresas que apresentaram propostas às Anatel, pelo menos 10 são consideradas de pequeno ou médio porte.

Na próxima sexta-feira (5) irá acontecer um leilão do 5G. Uma implantação das redes móveis de quinta geração, que deve revolucionar a comunicação entre pessoas e máquinas num futuro próximo.

O avanço tecnológico está previsto incialmente para as grandes cidades, porém, não se pode negligenciar o acesso dos usuários que vivem em áreas remotas do Brasil. A avaliação é de especialistas e senadores que participaram na última quinta-feira (28) de uma audiência pública promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).

Continua depois da publicidade

Na última quarta-feira (27), 15 empresas apresentaram à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) propostas para a exploração do espectro. Além das maiores companhias do setor, operadoras de médio porte demonstraram interesse em participar da disputa.

>> LEIA MAIS: Governador confirma R$ 24,1 milhões para Timbó

O senador Paulo Rocha (PT-PA) criticou o modelo pelo qual o governo brasileiro costuma transferis serviços públicos essenciais para a iniciativa privada. Para ele, as empresas particulares que exploram áreas como saneamento, energia e telecomunicações só querem ficar com o “filé”, áreas mais lucrativas e de retorno financeiro mais rápido.

Das 15 empresas que apresentaram propostas às Anatel, pelo menos 10 são consideradas de pequeno ou médio porte. O segmento é representado pela Associação NEO, que reúne 180 prestadoras independentes de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa e móvel.

 

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento