Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

A partir de semana que vem em Santa Catarina, novo RG terá apenas o CPF

A partir de semana que vem em Santa Catarina, novo RG terá apenas o CPF
Imagem Ilustrativa

Os parâmetros da documentação atendem um decreto federal de 2018, onde as novas cédulas de identidade são padronizadas.

Na semana que vem em Santa Catarina, a partir do dia 3 de novembro, haverá a mudança para o novo documento de identidade, que terá apenas o número do CPF como único registro, e o RG não valerá mais. Os parâmetros da documentação atendem um decreto federal de 2018, que padroniza as novas cédulas de identidade.

Na nova identidade, será possível registrar os documentos como o Título de Eleitor, Carteira Nacional de Habilitação, PIS/PASEP, CPF, Carteira de Reservista, Carteiras Funcionais, Carteira de Trabalho e Previdência Social. Para colocar essa documentação na identidade, será necessário a apresentação de documentos originais e oficiais com tais informações.

Continua depois da publicidade

Uma segunda novidade é a possibilidade em incluir o tipo sanguíneo e o fator RH, desde que um exame laboratorial ou documento oficial com a informação seja apresentado. A nova carteira de identidade também permite que sejam incluídas informações sobre deficiências (com símbolos que constarão nela), como surdez, cegueira ou de ordem psicológica. Neste caso, é necessário que seja apresentado um atestado ou relatório médico específico com todos os dados do requerente, comprovando que a deficiência seja permanente.

>> LEIA MAIS: Mais de 1 kg de crack é apreendido em veículo na BR 116

A nova carteira de identidade também possibilitará a inclusão do nome social para quem desejar. O procedimento poderá ser feito após o preenchimento de um requerimento junto ao Instituto Geral de Perícias. Sendo assim, o nome de nascimento fica gravado na parte posterior do documento.

A nova identidade conta com a inclusão de um QR CODE no verso. A ferramenta facilita a identificação e aumenta a segurança digital. Também será possível incluir uma informação de que o portador da cédula é “Maior de 60 anos”.

 

Com informações de OCP 

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento