Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Primeira deputada negra do Brasil assinou lei do dia do professor em SC

Primeira deputada negra do Brasil assinou lei do dia do professor em SC

A professora e deputada nasceu no ano de 1991, foi defensora das mulheres e lutou para uma educação de qualidade.

Primeira deputada negra do Brasil, a professora e jornalista catarinense Antonieta de Barros foi autora de uma das primeiras leis no Brasil a instituir o 15 de outubro como Dia do Professor.

Na justificativa para a criação da data, que à época previa feriado para os trabalhadores,a deputada enfatizou sobre a importância do educador: “Não há quem não reconheça, à luz da civilização, o inestimável serviço do professor”

Continua depois da publicidade

 A lei, homologada pelo governador José Boabaid, foi publicada em 1948, 15 anos antes de a data ser reconhecida nacionalmente.

                                >>LEIA MAIS: Não perca a programação da Oktoberfest Blumenau

Mulher revolucionária

A frente de seu tempo, negra e de origem humilde, Antonieta é chamada de “revolucionária” pela pesquisadora e professora Jeruse Romão.

Professora de português e psicologia, Antonieta fundou a própria escola, onde deu aula para adultos e moradores carentes da região. Uma das escolas por onde circulou enquanto dava aulas na Capital tem seu nome por homenagem. 

O Estado de Santa Catarina foi um dos primeiros no país a reservar e homenagear o dia 15 de outubro para os professores.

Entretanto, a data não foi escolhida sem nenhum contexto, apenas para ser um feriado qualquer, a data escolhida faz referência a 15 de outubro de 1827, quando o imperador D. Pedro I lançou o decreto que instituiu o Ensino Elementar no Brasil.

Antonieta é uma mulher de bastante representatividade para o Estado, seu rosto foi estampado em um mural na Rua Tenente Silveira, no Centro de Florianópolis. Todos os dias centenas pessoas a enxergam nos passeios do Centro.

Primeira deputada negra do Brasil assinou lei do dia do professor em SC
Foto: Divulgação

 

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento