Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

27% das mulheres não compareceram no exame agendado de colo do útero em Indaial

27% das mulheres não compareceram no exame agendado de colo do útero em Indaial
Foto: Divulgação

Das 150 vagas agendadas para o exame, 40 mulheres não compareceram.

Neste mês, em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Indaial está promovendo um mutirão de exame citopatológico de colo do útero, mais conhecido como preventivo ou papanicolau. Além do horário habitual de funcionamento das Unidades de Saúde, duas datas especiais foram disponibilizadas para que as usuárias agendassem previamente a consulta de enfermagem e coleta de preventivo: das 17h às 21h no dia 13 (quarta) e das 8h às 16h no dia 16 (sábado).

Das 150 vagas agendadas para o exame na quarta-feira, 13 de outubro, 40 mulheres não compareceram, ou seja, cerca de 27% das usuárias. Neste sábado, 16, irá acontecer mais um mutirão nas Unidades, com aproximadamente 150 exames agendados.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde reforça a importância de as mulheres estarem presentes no dia, pois por meio do preventivo podem ser identificadas doenças, como: Sífilis, Clamídia, HPV, Gonorreia, Candidíase, entre outras.

“Em outubro intensificamos nossas ações de prevenção à saúde da mulher. Esta ação que aconteceu após o horário comercial e agora prevista para o fim de semana tem como objetivo oportunizar atendimento, principalmente, para as usuárias que trabalham durante o dia ou que no decorrer da semana não tem com quem deixar seus filhos. Pedimos que as mulheres compareçam devido à importância do exame. Além disso, a falta na consulta tira a oportunidade de outras usuárias estarem presentes na Unidade realizando o preventivo”, ressalta o secretário de Saúde, Paulo Moschetta.

–> LEIA TAMBÉM: Vídeo: Veículo invade shopping no Centro de Florianópolis

As mulheres que têm seus exames agendados e que não puderem comparecer, podem entrar em contato ainda nesta sexta, dia 15, com sua Unidade de Saúde para informar o cancelamento. Assim a Unidade poderá agendar o exame com outras pacientes que estão na lista de espera para atendimento no horário especial.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento