Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Bruna Valim é a primeira mulher negra a representar o Santa Catarina no Miss Universo

Bruna Valim é a primeira mulher negra a representar o Santa Catarina no Miss Universo
Foto: Divulgação

Ao longo das 66 edições que o concurso já foi realizado é a primeira vez que uma mulher negra é escolhida para representar o estado de Santa Catarina.

A atriz e também modelo Bruna Valim, de 27 anos, representou Otacílio Costa, na Serra Catarinense. Em 66 anos de concurso, é a primeira vez que uma mulher negra é escolhida para representar o estado. 

Os anos de lutas pelas causas anti racistas não têm sido em vão, Bruna Valim é o reflexo de que os padrões de beleza antes instaurados já não servem mais como parâmetro. 

Continua depois da publicidade

A divulgação da escolha ocorreu neste dia 10 de outubro e a vencedora, que representará Santa Catarina no Miss Universo Brasil, já iniciou sua preparação para o evento que acontecerá no mês de novembro. 

Bruna nasceu em Santana do Araguaia, no Pará, mas se mudou para o estado catarinense com 1 ano e 7 meses. 

>>LEIA MAIS: Rio dos Cedros emite nota após vídeo publicado por Deputado Estadual

Em declaração a Miss relembra sobre momentos em que desacreditou de que poderia chegar até onde chegou e como não era segura sobre sua beleza, em virtude de suas características.  

“Eu vivi a vida inteira de cabelo preso. Lavava ele, deixava secar e já amarrava. Eu me fechava. Ou era um coque ou trança. Estava sempre dependente disso.” 

O Miss Universo Santa Catarina teve um formato diferente em 2021. O estado teve direito a 70 vagas para a eliminatória por votação popular e 20 candidatas foram escolhidas para a final estadual. 

Bruna relatou também que ouviu depoimentos racistas sobre suas características não serem de uma Miss que representasse o estado.

“Eu ouvi um comentário de que eu não tinha perfil catarinense. Que eu não poderia ser Miss Santa Catarina. Eu sabia que se eu ganhasse eu teria que estar muito forte porque os comentários contrários iriam vir. Por que uma menina mais clara não é questionada? Temos que lutar três vezes mais para ser ouvida”.

A miss atualmente mora em Itapema, no Litoral Norte, onde trabalha em uma startup. O Miss Universo Brasil é realizado entre os dias 3 e 8 de novembro.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento