Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Uma das maiores seguradoras do país, Porto Seguro, compra Startup de Timbó

Uma das maiores seguradoras do país, Porto Seguro, compra Startup de Timbó

O anúncio da compra da Atar foi realizado na segunda-feira (04). A Startup se tornou conhecida em 2016, quando lançou uma pulseira tecnológica usada para pagamento por aproximação, substituindo os cartões.

A Porto Seguro anunciou na segunda-feira, 4 de outubro, a aquisição de 74,6% de participação na Atar, que desenvolve soluções de Banking as a Service (BaaS) e infraestrutura bancária para empresas. Com a compra da Atar, que passará a integrar o ecossistema de soluções financeiras da Porto Seguro, a companhia reforça a sua estratégia de aceleração da transformação para o mercado digital.

A aquisição da Porto tem como objetivo consolidar a participação relevante da empresa no segmento de serviços e produtos financeiros, com a aquisição de uma instituição de pagamentos capaz de desenvolver soluções digitais de maneira ágil, eficiente e escalável, incluindo a conta digital.

Continua depois da publicidade

A Atar continuará como uma empresa independente, atendendo seus clientes e objetivando crescimento no mercado de BaaS e infraestrutura bancária. Sua sede permanecerá em Santa Catarina e os sócios Orlando Purim Junior, Mike Allan Pellin, Katia Benini e Rafael Trisotto continuarão na operação.

Atualmente, a Porto Seguro já oferece uma grande diversidade de serviços financeiros para seus clientes, como cartões de crédito, financiamento de veículos, empréstimos, consórcios, gestão de investimentos e previdência privada. Este portfólio será complementado por uma conta digital, desenvolvida para atender às necessidades dos clientes.

De acordo com Marcos Loução, vice-presidente de Produtos Financeiros e Serviços da Porto Seguro, a aquisição é mais um passo importante na estratégia de acelerar a adoção de novas tecnologias e a diversificar o portfólio da companhia, que busca cada vez mais oferecer soluções para melhorar e facilitar a experiência do cliente. “Estamos unindo toda a experiência e solidez da Porto Seguro com as soluções tecnológicas e capacidade de inovar e escalar de uma startup para entregarmos os melhores serviços financeiros com a segurança que nossos consumidores já conhecem. Nossa conta digital vai fazer o link entre produtos de crédito e financiamentos com serviços e seguros”, explica o executivo.

>> LEIA MAIS: Mark Zuckerberg perde quase US$ 6 bi com pane global do Facebook, WhatsApp e Instagram

Para Orlando Purim Junior, co-fundador e CEO da Atar, a operação fortalece ambas empresas. “A Porto Seguro tem na Atar um motor de conta digital moderno e escalável, capaz de processar o grande volume de contas que está por vir, além do know-how e da capacidade rápida de adaptação de nosso time. A Atar ganha um cliente e parceiro de peso e completará a oferta de produtos de seu BaaS com produtos da Porto, possibilitando que seus clientes criem bancos digitais com seguros, empréstimos e outros serviços, além dos já ofertados. Os clientes da Atar poderão agora contar, também, com a solidez e segurança do grupo Porto Seguro”.

A negociação já foi concluída e a Porto Seguro realizará um aporte adicional para o desenvolvimento de novos serviços e ampliação da plataforma de soluções de pagamento da Atar.

Sobre a Porto Seguro

A Porto Seguro é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Com mais de 70 anos de mercado, a atuação da companhia se concentra hoje em quatro pilares estratégicos de negócio: Seguros, Saúde, Produtos Financeiros e Serviços. Além de 11 milhões de clientes únicos, 14 mil funcionários, 12 mil prestadores e 35 mil corretores parceiros, a empresa conta ainda com 101 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Ao todo 27, empresas fazem parte do universo Porto Seguro – entre elas: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Saúde, Porto Seguro Serviços e Porto Seguro Uruguai. Em 2020, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1.695,8 milhões. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores e ser cada vez mais um Porto Seguro para todos.

Sobre a Atar

A Atar é uma empresa de tecnologia financeira que está a 7 anos no mercado. O principal objetivo da empresa é oferecer infraestrutura bancária e BaaS (Banking as a Service) para outras empresas construírem bancos digitais, fintechs e operações de pagamentos. A Atar possui tecnologia proprietária e está plugada, também, com vários bancos e parceiros liquidantes, funcionando assim como um hub de produtos e serviços financeiros. Por meio das APIs da Atar pode ser criada uma completa estrutura de pagamentos e recebimentos. No rol de clientes da Atar estão desde fintechs até grandes empresas das mais diversas áreas, que estão usando a tecnologia da empresa para construírem seus próprios bancos digitais e soluções de pagamento.

Comunicado Porto Seguro

A PORTO SEGURO S.A. (“Porto Seguro” ou “Companhia”) (B3: PSSA3), em atendimento à Resolução CVM 44/2021 e legislação em vigor, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, assinou acordo para aquisição de 74,6% de participação na Atar S.A. (“Atar”), através do seu Fundo de Investimento em Participações Porto Ventures (“FIP Porto Ventures”).

A Atar, nome fantasia da Atar S.A., é uma fintech que desenvolve soluções de Banking as a Service (BaaS) e infraestrutura bancária para empresas, e passará a integrar o ecossistema Porto Seguro, reforçando a sua estratégia de aceleração da transformação para o mercado digital.

A aquisição tem como objetivo consolidar a participação da empresa no segmento de serviços financeiros, com a aquisição de uma instituição de pagamentos capaz de desenvolver soluções digitais de maneira ágil, eficiente e escalável, incluindo a conta digital.

Atualmente, a Porto Seguro já oferece uma grande diversidade de serviços financeiros para seus clientes, como cartões de crédito, financiamento de veículos, empréstimos, consórcios, gestão de investimentos e previdência privada, passando agora a complementar esse portfolio com uma conta digital desenvolvida para atender às necessidades dos clientes.

A Atar continuará como uma empresa independente, atendendo seus clientes e objetivando crescimento no mercado de BaaS e infraestrutura bancária. Sua sede permanecerá em Santa Catarina e alguns sócios continuarão na operação.

A negociação já foi concluída e a Porto Seguro também irá aportar um valor adicional para o desenvolvimento de novos serviços e a ampliação da plataforma de soluções de pagamento da Atar.

São Paulo, 04 de outubro de 2021.
Roberto Santos
Diretor de Relações com Investidores

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento