O anúncio da compra da Atar foi realizado na segunda-feira (04). A Startup se tornou conhecida em 2016, quando lançou uma pulseira tecnológica usada para pagamento por aproximação, substituindo os cartões.
A Porto Seguro anunciou na segunda-feira, 4 de outubro, a aquisição de 74,6% de participação na Atar, que desenvolve soluções de Banking as a Service (BaaS) e infraestrutura bancária para empresas. Com a compra da Atar, que passará a integrar o ecossistema de soluções financeiras da Porto Seguro, a companhia reforça a sua estratégia de aceleração da transformação para o mercado digital.
A aquisição da Porto tem como objetivo consolidar a participação relevante da empresa no segmento de serviços e produtos financeiros, com a aquisição de uma instituição de pagamentos capaz de desenvolver soluções digitais de maneira ágil, eficiente e escalável, incluindo a conta digital.
A Atar continuará como uma empresa independente, atendendo seus clientes e objetivando crescimento no mercado de BaaS e infraestrutura bancária. Sua sede permanecerá em Santa Catarina e os sócios Orlando Purim Junior, Mike Allan Pellin, Katia Benini e Rafael Trisotto continuarão na operação.
Atualmente, a Porto Seguro já oferece uma grande diversidade de serviços financeiros para seus clientes, como cartões de crédito, financiamento de veículos, empréstimos, consórcios, gestão de investimentos e previdência privada. Este portfólio será complementado por uma conta digital, desenvolvida para atender às necessidades dos clientes.
De acordo com Marcos Loução, vice-presidente de Produtos Financeiros e Serviços da Porto Seguro, a aquisição é mais um passo importante na estratégia de acelerar a adoção de novas tecnologias e a diversificar o portfólio da companhia, que busca cada vez mais oferecer soluções para melhorar e facilitar a experiência do cliente. “Estamos unindo toda a experiência e solidez da Porto Seguro com as soluções tecnológicas e capacidade de inovar e escalar de uma startup para entregarmos os melhores serviços financeiros com a segurança que nossos consumidores já conhecem. Nossa conta digital vai fazer o link entre produtos de crédito e financiamentos com serviços e seguros”, explica o executivo.
>> LEIA MAIS: Mark Zuckerberg perde quase US$ 6 bi com pane global do Facebook, WhatsApp e Instagram
Para Orlando Purim Junior, co-fundador e CEO da Atar, a operação fortalece ambas empresas. “A Porto Seguro tem na Atar um motor de conta digital moderno e escalável, capaz de processar o grande volume de contas que está por vir, além do know-how e da capacidade rápida de adaptação de nosso time. A Atar ganha um cliente e parceiro de peso e completará a oferta de produtos de seu BaaS com produtos da Porto, possibilitando que seus clientes criem bancos digitais com seguros, empréstimos e outros serviços, além dos já ofertados. Os clientes da Atar poderão agora contar, também, com a solidez e segurança do grupo Porto Seguro”.
A negociação já foi concluída e a Porto Seguro realizará um aporte adicional para o desenvolvimento de novos serviços e ampliação da plataforma de soluções de pagamento da Atar.
Sobre a Porto Seguro
A Porto Seguro é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Com mais de 70 anos de mercado, a atuação da companhia se concentra hoje em quatro pilares estratégicos de negócio: Seguros, Saúde, Produtos Financeiros e Serviços. Além de 11 milhões de clientes únicos, 14 mil funcionários, 12 mil prestadores e 35 mil corretores parceiros, a empresa conta ainda com 101 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Ao todo 27, empresas fazem parte do universo Porto Seguro – entre elas: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Saúde, Porto Seguro Serviços e Porto Seguro Uruguai. Em 2020, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1.695,8 milhões. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores e ser cada vez mais um Porto Seguro para todos.
Sobre a Atar
A Atar é uma empresa de tecnologia financeira que está a 7 anos no mercado. O principal objetivo da empresa é oferecer infraestrutura bancária e BaaS (Banking as a Service) para outras empresas construírem bancos digitais, fintechs e operações de pagamentos. A Atar possui tecnologia proprietária e está plugada, também, com vários bancos e parceiros liquidantes, funcionando assim como um hub de produtos e serviços financeiros. Por meio das APIs da Atar pode ser criada uma completa estrutura de pagamentos e recebimentos. No rol de clientes da Atar estão desde fintechs até grandes empresas das mais diversas áreas, que estão usando a tecnologia da empresa para construírem seus próprios bancos digitais e soluções de pagamento.
Comunicado Porto Seguro
A PORTO SEGURO S.A. (“Porto Seguro” ou “Companhia”) (B3: PSSA3), em atendimento à Resolução CVM 44/2021 e legislação em vigor, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, assinou acordo para aquisição de 74,6% de participação na Atar S.A. (“Atar”), através do seu Fundo de Investimento em Participações Porto Ventures (“FIP Porto Ventures”).
A Atar, nome fantasia da Atar S.A., é uma fintech que desenvolve soluções de Banking as a Service (BaaS) e infraestrutura bancária para empresas, e passará a integrar o ecossistema Porto Seguro, reforçando a sua estratégia de aceleração da transformação para o mercado digital.
A aquisição tem como objetivo consolidar a participação da empresa no segmento de serviços financeiros, com a aquisição de uma instituição de pagamentos capaz de desenvolver soluções digitais de maneira ágil, eficiente e escalável, incluindo a conta digital.
Atualmente, a Porto Seguro já oferece uma grande diversidade de serviços financeiros para seus clientes, como cartões de crédito, financiamento de veículos, empréstimos, consórcios, gestão de investimentos e previdência privada, passando agora a complementar esse portfolio com uma conta digital desenvolvida para atender às necessidades dos clientes.
A Atar continuará como uma empresa independente, atendendo seus clientes e objetivando crescimento no mercado de BaaS e infraestrutura bancária. Sua sede permanecerá em Santa Catarina e alguns sócios continuarão na operação.
A negociação já foi concluída e a Porto Seguro também irá aportar um valor adicional para o desenvolvimento de novos serviços e a ampliação da plataforma de soluções de pagamento da Atar.
São Paulo, 04 de outubro de 2021.
Roberto Santos
Diretor de Relações com Investidores
Sugestão de pauta