Objetivo foi estudar as linguagens artísticas contemporâneas, além de contextualizar a origem do movimento “Hip Hop”.
Entre os meses de agosto e setembro, a Escola Básica Municipal Profª Maria da Graça dos Santos Salai de Indaial elaborou, junto à turma do 9º ano 04, o Projeto “Grafite”, que teve como objetivo estudar as linguagens artísticas contemporâneas, além de contextualizar a origem do movimento “Hip Hop” e desenvolver uma pintura de grafite a partir dos conceitos estudados em sala de aula.
O assunto pertence à grade curricular do 9º ano e, por este motivo, a professora de Artes, Débora Nespolo, com o apoio do professor de Geografia, Anderson Bona, decidiu utilizar uma das paredes da escola para produzir uma pintura de grafite, inspirada no artista brasileiro, Eduardo Kobra, que desenvolve grafites voltados a grandes personalidades e pessoas de notável importância para a sociedade.
A turma optou por representar, através do grafite, a professora Maria da Graça dos Santos Salai, oferecendo aos alunos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a pessoa que deu nome à instituição. O rosto da professora foi desenhado pelo zelador do local, o sr. “Bira”, baseando-se em uma fotografia exposta na secretaria da escola.
“O pátio onde acontecem os intervalos dos estudantes se tornou um lugar mais colorido e com a identidade deles. Acredito que, além de marcar as paredes da escola, esse trabalho também marcou a memória e os corações dos nossos alunos”, ressalta a professora, Débora Nespolo.
–> LEIA TAMBÉM: Veículos não poderão mais circular nos corredores de ônibus em Blumenau
O resultado do projeto proporcionou aos estudantes uma maior compreensão sobre o movimento contemporâneo do grafite, colocando em prática todos os conhecimentos adquiridos em sala.
“A partir de iniciativas como essa conseguimos transformar os espaços escolares em ambientes mais agradáveis e alegres para os nossos alunos. Ao unirmos o ensino e a arte, proporcionamos a eles momentos de lazer, junto ao aprendizado, o que pode vir a cativar e despertar um interesse ainda maior de nossos estudantes”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.
Sugestão de pauta