Em detrimento ao mês de prevenção ao câncer de mama, a campanha visa alertar as mulheres sobre todos os cuidados necessários.
Outubro é conhecido por ser o mês de prevenção ao câncer de mama. Logo os cuidados com a saúde da mulher se tornam pauta em vários estados do Brasil e de todo o mundo.
>> LEIA MAIS: Pabllo Vittar veste peça assinada por designer do Vale do Itajaí em novo videoclipe
A campanha de prevenção, outubro rosa 2021 é uma parceria do Governo do Estado com o INCA, Instituto Nacional do Câncer e o SUS, o Sistema Único de Saúde. A campanha tem objetivo de conscientizar as mulheres sobre a doença e também sobre outras doenças para assim contribuir para diminuição da mortalidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama só em 2021, com risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama é a doença que mais acomete as mulheres.
No estado de Santa Catarina, no ano passado 660 mulheres vieram a óbito devido a um câncer de mama. Até o dia 24 de setembro deste ano, 429 mulheres foram vítimas da doença.
Os sintomas para identificação precoce são: caroço (nódulo), em geral endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
É importante como fator de prevenção que mulheres a partir de seus 50 anos realizem a mamografia a cada 2 anos. Os índices de câncer de mama em mulheres com idades inferiores a 40 anos é de somente de 10%.
Quanto antes for identificado o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.
Sugestão de pauta