Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Educação Pós-Pandemia: Conheça 5 tendências para o setor

Educação Pós-Pandemia: Conheça 5 tendências para o setor
Foto: Divulgação

Dentre elas, o modelo de Ensino Híbrido, que fez escolas, faculdades, universidades e cursos se adaptar no meio digital.

A pandemia da Covid-19, trouxe diversas mudanças na educação, responsável por abrir portas na vida das pessoas. Diante disso, quais as consequências deixadas para a educação pós-pandemia?

Neste artigo, ilustramos com dados quais as expectativas para o setor, qual o impacto da tecnologia nas aulas EAD, além das 5 tendências do ensino pós-pandemia. Confira!

Continua depois da publicidade

Como o setor da educação reagiu durante a pandemia?

Comparado a outras áreas, a educação adaptou-se de forma rápida aos meios digitais. Porém, o período de adaptação apresentou falhas, como quedas na qualidade e dificuldade dos professores em realizar avaliações de desempenho.

Segundo dados da pesquisa “Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil”, realizada pelo INEP em 2020, 28,1% das escolas públicas e 19,5 % das escolas privadas, optaram por ampliar o ano letivo para tentar compensar perdas.

Outro lado também foi exposto, como discentes sem acesso à internet, evasão escolar de quem não se adaptou ou trocou o estudo por trabalho.

Tecnologia Educacional como fator principal na educação na pandemia

Sem a ampliação da tecnologia no meio educacional, não seria possível prosseguir com o ensino na pandemia. Isso, pois, o risco de contágio impossibilitou aulas presenciais bem como adiou o retorno devido à má gestão da pandemia.

Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado, apenas 4% dos alunos da rede privada e 26% da rede pública não possuem acesso à internet. Portanto, a alternativa aproveitou a acessibilidade dos meios de comunicação e acesso à internet dos estudantes em geral. 

>>LEIA MAIS: Biólogo leva susto ao ser perseguido por lagarto após resgatar o animal em motor de carro

Além da educação, outros processos administrativos precisaram ser digitalizados, de modo a acompanhar o home office dos funcionários e evitar aglomeração nos períodos de pagamentos ou solicitação de requerimentos.

Nesse sentido, nas escolas onde a emissão de boletos e o pagamento de demais serviços não eram automatizados, viu-se a necessidade de digitalizar o processo, como através do banking as a service. 

5 tendências para o setor de educação pós-pandemia

#1 Modelo de Ensino Híbrido

A maior valorização do modelo de ensino híbrido, reflete as vantagens de cada um. A pandemia do Coronavírus, permitiu a implantação do ensino à distância (EAD) em diversos segmentos devido à impossibilidade das aulas presenciais.

Assim, escolas, faculdades, universidades e cursos que não tinham estrutura apropriada no meio digital, precisaram adaptar o ensino com o uso de ferramentas de vídeo gratuitas. Além disso, foi necessário o aprimoramento das plataformas de ensino para envio de material, lançamento de notas, aplicação de provas e estratégias de monitoramento online.

Contudo, o ensino à distância a longo prazo, podem causar esgotamento mental devido à disciplina cobrada para permanecer horas diante de uma tela. A falta de interação presencial, por sua vez, reduz aprendizados práticos e dentre outras habilidades implícitas de interações além das aulas.

Por isso, combinar a flexibilidade do EAD junto aos benefícios do ensino presencial, diminui as chances de insatisfação. Afinal, é fato que o EAD ganhou força. 

Nesse sentido, vale ressaltar o sucesso dos cursos com curto prazo de duração, que não correm o risco de serem maçantes para quem for desacostumado.

Ideais para atualizar o currículo, um curso administração gratuito a distância, por exemplo, é capaz de te colocar na frente dos concorrentes.

#2 Bolsa de Estudos para educação básica

Segundo o relatório da Unicef, cerca de 1,38 milhões de alunos entre 6 e 17 anos abandonaram o ensino da educação básica, principalmente o ensino público.

Os motivos variam desde a necessidade precoce de trabalhar para complementar a renda familiar à diminuição da qualidade no ensino.

Já as famílias que pagam o ensino dos filhos, foram afetadas pela crise financeira e aumento da inflação, responsável por aumentar os gastos. Assim, buscar iniciativas que ofereçam bolsas de estudos para educação básica, serão mais valorizadas.

#3 Gamificação

Diferente da impressão inicial, a gamificação do ensino consiste em combinar aspectos dos games e o objetivo final de ensinar algo novo. 

Além disso, o método pode ser aplicado tanto digitalmente quanto em interações presenciais lúdicas. A cara da educação pós-pandemia.

Dentre as principais vantagens, estão:

  • Ensino multidisciplinar;
  • Ensino de habilidades nem sempre percebidas pelos alunos;
  • Facilitar a identificação de dificuldades dos alunos pelos professores;
  • Fixação do conhecimento além dos livros;
  • Motivação;
  • etc.

Atualmente, existem plataformas online gratuitas que oportunizam o ensino nesse formato, separado por temas. 

#4 Parcerias com Sistema de Ensino

Escolas onde o plano de ensino fica por conta apenas do docente, sofreram ainda mais devido à disponibilização de material exclusivamente online somada as adaptações realizadas às pressas.

Daí a importância de fazer parcerias com Sistemas de Ensino. 

Tais modelos de negócio oferecem suporte com materiais didáticos, assessoria pedagógica, tecnologias e muitos outros auxílios relacionados à gestão.

#5 Cursos Profissionalizantes 

O aumento do desemprego e a diminuição da renda familiar, foram pontos factuais da pandemia. Sendo assim, o quadro influencia a procura por cursos profissionalizantes. 

Seja para mudar de área, ampliar a experiência e aumentar as oportunidades ou ser inserido no mercado de trabalho após concluir o Ensino Médio.

Conclusão

A educação pós-pandemia está cada vez mais presente. Nesse sentido, o impacto tecnológico promete melhorar a qualidade da educação, principalmente se aplicada em regimes híbridos. Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas redes sociais e continue se informando!

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento