Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Número de adoções triplica em Balneário Camboriú

Número de adoções triplica em Balneário Camboriú
Imagem Ilustrativa

O comparativo em relação aos anos de 2018 e 2019 cresceu consideravelmente de acordo com a Juíza Camila Coelho, titular da vara da Unidade da Vara da Família, Infância e Juventude.

Desde julho do ano passado até agosto deste ano a comarca de Balneário Camboriú registrou 28 adoções. Este é um número quantitativamente bem significativo em relação aos anos anteriores, em que o número ficou na média de 9 crianças. 

As demandas de adoção são sempre complexas e exigem uma sensibilidade dos profissionais envolvidos nos processos. Para a assessora jurídica Alyana Tomio de Souza, os trâmites de adoção envolvem em algum dos casos separar irmãos, o que dificulta em algumas das ocasiões a adaptação das crianças adotadas. 

Continua depois da publicidade

Por esta razão, em estímulo ao processo de adoção no dia 11 de agosto de 2020, a juíza Camila Coelho emitiu uma portaria sobre apadrinhamento (afetivo, provedor ou prestador de serviço) em favor das crianças e adolescentes acolhidos.

Número de adoções triplica em Balneário Camboriú
Imagem Ilustrativa

 Esta atitude resultou em duas adolescentes adotadas, após o apadrinhamento. Afinal, eram meninas que não possuíam pretendentes de adoção interessados no sistema. 

Mas se há interesse em adotar uma criança ou adolescente é necessário que o casal esteja inscrito no Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo (Cuida). O programa descreve que a inscrição de pretendentes à adoção residentes em Santa Catarina será feita unicamente na comarca do município onde residem. Contudo, uma vez deferida a habilitação, os pretendentes passam a integrar o cadastro estadual e a concorrer à adoção em todas as comarcas do Estado. 

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento