Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Estação de monitoramento registra momento em que dupla de meteoros iluminam o céu de SC

Estação de monitoramento registra momento em que dupla de meteoros iluminam o céu de SC
Foto: Jocimar Justino/Arquivo Pessoal

As imagens foram registradas na madrugada desta sexta-feira (10), em Monte Castelo.

Na madrugada desta sexta-feira (10), uma dupla de meteoros foi registrada no céu de Monte Castelo, no Norte catarinense. Uma das câmeras da estação de monitoramento do astrônomo amador e membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), Jocimar Justino, conseguiu registar o momento em que o céu é iluminado pelo fenômeno.

Segundo Jocimar, os eventos ocorreram quase que simultaneamente e duraram cerca de um segundo.

Continua depois da publicidade

“O primeiro deles teve um brilho mais intenso e foi visto mais próximo da linha do horizonte sobre o estado do Rio Grande do Sul. Já o outro foi mais tênue e pôde ser observado indo em outra direção, numa elevação mais alta e sobre o estado de Santa Catarina”.

De acordo com o astrônomo amador, o registro mais brilhante (ao lado direito do vídeo), teve a velocidade estimada em cerca de 150 mil km/h. E o segundo meteoro, estava a cerca de 60 mil km/h. Eles foram vistos por volta da 1h.

No final do mês de julho, enquanto ocorriam as chuvas de meteoros Alfa Capricornídeas e Delta Aquáridas do Sul, Jocimar registrou cinco meteoros duplos em uma única noite. Os fenômenos duplos ocorrem quando dois meteoros são vistos na mesma imagem com poucos segundos de diferença.

>> LEIA MAIS: Lotofácil da Independência sorteia R$ 150 milhões neste sábado

“Isso [registros duplos] é mais comum de acontecer nos dias de pico das chuvas de meteoros, visto que a quantidade de detritos espaciais entrando na atmosfera aumenta consideravelmente”, explica Justino.

Com informações do G1

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento