A Secretaria de Saúde da cidade realiza o mutirão para mulheres que possuem interesse em realizar a implementação do Dispositivo Intrauterino.
A Secretaria de Saúde de Indaial, no Vale do Itajaí, promove um mutirão para zerar a fila de espera de mulheres que possuem o interesse em realizar a implementação do Dispositivo Intrauterino (DIU). O Secretário de Saúde, Paulo Moschetta, explica que há cerca de 100 mulheres esperando pelo procedimento.
“O DIU é um método anticoncepcional reversível de longa duração e de alta eficácia. Atualmente temos cerca de 100 mulheres aguardando pelo procedimento. Nossa expectativa é atender, em média, 50 mulheres a cada mês. O serviço é gratuito, os dispositivos são fornecidos pelo Ministério da Saúde e implantados pela equipe de saúde local”.
O DIU é indicado a partir da iniciação sexual da vida da mulher, em adolescentes e mulheres até 50 anos de idade. É orientado que, de preferência, a paciente tenha o exame preventivo em dia e apresente um teste de gravidez antes do procedimento.
>> LEIA MAIS: Duas idosas são atendidas por bombeiros após colisão entre carros em Penha
As mulheres que possuem interesse em utilizar o método preventivo deve procurar sua Unidade de Saúde de Referência e passar por uma consulta de enfermagem. O dispositivo será implementado por profissionais da Unidade capacitadas, enfermeiras ou médicas.
Sugestão de pauta