Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Sem saber que o animal estava morto, pessoas tentam desencalhar baleia em praia de Navegantes

Sem saber que o animal estava morto, pessoas tentam desencalhar baleia em praia de Navegantes
Foto: Rodrigo Ramos/Prefeitura de Navegantes

A cena foi registrada em um vídeo, onde mostra cerca de 10 pessoas tentando retirar a baleia da faixa de areia.

Na terça-feira (31), um grupo de pessoas tentou retirar uma baleia encalhada, sem saber que o animal estava morto, da faixa de areia em uma praia na cidade de Navegantes, no Litoral Norte do Estado.

Segundo os técnicos do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), apesar dos esforços do grupo com cerca de 10 pessoas, a baleia juvenil já estava morta quando encalhou. O sepultamento da carcaça do mamífero marinho ocorreu na manhã desta quarta-feira (1°).

Continua depois da publicidade

O projeto ainda orienta que ao ver uma animal encalhado na praia, chamem as autoridades ambientais e que não tentem empurrá-lo novamente para a água, pois pode ser perigoso. De acordo com a prefeitura de Navegantes, a baleia foi encontrada na praia do Gravatá, com cerca de 1 a 2 anos de vida. O animal era fêmea, pesava cerca de uma tonelada e possuía 7,90 metros de comprimento.

No vídeo registrado, é possível perceber um suposto movimento da cauda da baleia, o que fez as pessoas acreditarem que ela ainda estava viva. Porém, segundo o PMP, o movimento foi causado pelas ondas do mar. A equipe do projeto foi avisada por volta das 17h, e constatou a morte do animal no local.

>> LEIA MAIS: Ascurra inicia planejamento para implantação de Aceleradora de MEI’s

Um procedimento de necropsia foi realizado para investigar a causa da morte do mamífero marinho. Não foi registrado redes de pesca no local e nem próximo ao corpo da baleia. O resultado do exame que determinará a causa da morte deve sair nos próximos dias.

Com informações do G1

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento