Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o estado de conservação da tartaruga gigante e rara é considerado criticamente em perigo para a extinção.
Uma tartaruga-de-couro foi encontrada morta em Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina. A tartaruga gigante é considerada rara em regiões costeiras. O animal media 1,25 metro e pesava 225 kg e precisou ser carregado por um carrinho pelos pesquisadores. Segundo a lista do Ministério do Meio Ambiente, o estado de conservação da tartaruga é considerado criticamente em perigo para a extinção.
O animal marinho foi encontrado no dia 19 de agosto, na praia de Perequê, porém, a informação foi divulgada apenas na sexta-feira (27), através do Projeto Monitorando Praias, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Este é o sétimo da espécie encontrado no trecho de monitoramento do grupo.
A tartaruga era um macho subadulto, que passou pela fase juvenil, mas não possuí as características típicas de um adulto. A carcaça do animal já estava e estágio avançado de decomposição, passando pelo exame de necropsia em uma Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, na cidade de Penha, no Norte do Estado.
A Unidade informou que os exames de vísceras foram prejudicados pelo estágio de decomposição do animal, mas que apesar disso, algumas informações foram obtidas, como o achado de fragmentos de exoesqueletos de crustáceos localizados na triagem do trato gastrointestinal, o que indica que o animal estava se alimentando.
Os pesquisadores afirmam que foi observada uma palidez renal grave na tartaruga, o que indica um processo degenerativo e edema subcutâneo generalizado, que pode ocorrer em casos de distúrbios renais. As causas das lesões, assim como a eventual morte do animal, não foram confirmadas.
>> LEIA MAIS: Com apenas 17 anos, Jardênia Félix conquista o bronze nos 400m T20 em Tóquio
A tartaruga-de-couro se aproxima das praias apenas na fase em que desova, época de reprodução. No Brasil, os principais ninhos estão localizados no Litoral Norte do Espírito Santo. Outro nome popular da espécie é tartaruga-gigante, devido o comprimento curvilíneo da carapaça, que pode chegar a mais de 1,90 metro, pesando até 500 kg.
Caso se deparar com um animal marinho ferido ou morto na praia, a equipe da PMP-BS orienta que acione as equipes pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente, das 08h30 até as 17h30. O projeto é realizado desde Laguna até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, entre Barra Velha e Governador Celso Ramos.
Com informações do G1 SC
Sugestão de pauta