Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Por quantos dias você pode usar a mesma toalha de banho?

Por quantos dias você pode usar a mesma toalha de banho?
Foto: Divulgação

Essa é uma peça básica do banheiro que requer alguns cuidados para ter maior tempo de uso. Confira alguns deles a seguir.

Trocar as roupas pessoais, de cama e de banho é uma medida de higiene básica. Ninguém gosta de dormir em uma cama suja ou se secar em uma toalha com cheiro de mofo. Além de lavar essas peças com regularidade, é preciso cuidado na hora de lavar e estendê-las no varal. O amaciante é um produto para deixar aquele cheiro gostoso, mas quem tem alergia pode não se dar muito bem com esse tipo de produto.

Todos sabem que uma boa toalha de banho faz toda a diferença para que esse momento seja confortável. Mas é preciso atenção para evitar que ela acabe mofando por permanecer molhada. Confira os cuidados necessários para mantê-la por mais tempo.

Continua depois da publicidade

TROCA

A cada quanto tempo se deve trocar a toalha de banho? Esta é uma dúvida bastante frequente. O recomendado é trocá-la entre uma e duas vezes por semana. Outro bom parâmetro é lavar após usá-la por três vezes.

Ao nos enxugar após o banho, o tecido da toalha acumula não apenas água, mas também algumas partículas microscópicas de impurezas (como células mortas da pele e bactérias), que acabam provocando um mau cheiro nela. Ao ficar pendurada perto da privada, ela também pode ficar com coliformes fecais.

      >>LEIA TAMBÉM: Faxineiro desempregado por conta da pandemia fatura R$ 312 milhões na loteria

Quem nunca esqueceu de estender a toalha no varal e sentiu um mau cheiro ao usá-la no dia seguinte? É essencial evitar isso, caso contrário, o banho não terá um dos efeitos desejados.

DICAS

Existem algumas dicas básicas para manter a toalha de banho em bom estado por mais tempo. Além de colocá-las para lavar semanalmente, lembre-se de ter algumas toalhas extras para não usar sempre a mesma e acabar desgastando o tecido. Essa dica é válida inclusive para quem vive sozinho.

Outra recomendação simples e importante é trocar a toalha mais rapidamente se ela estiver em um ambiente quente e úmido. Para quem mora em uma região com clima mais seco e frio, essa troca pode ser um pouco menos frequente. Como a toalha é um item de uso pessoal e higiênico, uma regra básica é não compartilhá-la com outras pessoas. Essa recomendação é especialmente válida para crianças com até três anos.

Quem possui doenças que sejam transmitidas por urina ou fezes (como hepatite A e salmonella), é recomendado trocar a toalha de banho após cada uso, como é feito nos hospitais, a fim de reduzir a disseminação desses problemas. Quem estiver com alguma ferida ou machucado na pele precisa ter uma toalha menor para enxugar apenas o machucado e não levar os microorganismos presentes nele para outras regiões mais sensíveis do corpo (como os órgãos genitais).

COMO LAVAR

É preciso atenção na hora de lavar a toalha de banho, para não danificar as fibras do tecido. O melhor é lavá-las com água e sabão neutro e, depois, estendê-las ao sol. O recomendado é usar água a 60ºC, pois é nessa temperatura que as bactérias morrem.

Na hora de lavar, é importante separar as toalhas do restante das roupas e não colocá-las no cesto de roupa suja com as demais peças, pois isso pode favorecer o aparecimento das famosas bolinhas. Além disso, é importante separar as peças por cores para evitar que elas manchem as toalhas (especialmente se estas forem brancas).

Outra dica simples é verificar se a toalha está bem seca antes de guardá-la no armário. Também não é recomendado colocar toalhas úmidas no cesto para lavar, pois isso fomenta o acúmulo de bactérias e fungos. Antes de colocá-las no cesto, é recomendado deixá-las estendidas em um local ventilado. Por fim, tome cuidado com a quantidade de amaciante, pois, quando usado em excesso, acaba impermeabilizando a toalha, comprometendo sua função.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento