Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Vigilância de Saúde de SC alerta população para fortalecer medidas de prevenção contra a variante Delta da Covid-19

Vigilância de Saúde de SC alerta população para fortalecer medidas de prevenção contra a variante Delta da Covid-19
Imagem Ilustrativa

Estudos apontam que a nova variante pode ser mais grave que as anteriores. Indaial ainda não registra nenhum caso dessa variante.

Os municípios de Santa Catarina estão sendo orientados pela Superintendência de Vigilância Sanitária em Saúde do Estado para fortalecer as medidas de prevenção à Covid-19 devido a identificação da nova variante Delta. Estudos apontam que as infecções originadas por essa variante, podem elevar em até duas vezes o risco de internação hospitalar.

Outros estudos preliminares de imunização observaram que a transmissão é maior em indivíduos não vacinados ou que receberam apenas a primeira dose do imunizante. A cidade de Indaial ainda não registra nenhum caso confirmado da variante Delta, porém, o secretário de Saúde, Paulo Moschetta, destaca a importância da vacinação contra a Covid-19.

Continua depois da publicidade

“A primeira dose faz nosso corpo começar a produzir anticorpos para lutar contra o vírus. A segunda dose tem a importância de saber o quão treinado está nosso sistema imunológico, pois através de células conhecidas como plasmócitos elas guardam a memória do primeiro combate, deixando assim o sistema mais reativo. Também com a segunda aplicação, além de testar a memória imunológica, o corpo já cria anticorpos específicos contra a doença, uma condição que não ocorre com a primeira dose. Por esse motivo a segunda dose é de extrema importância. Somente 14 dias depois da segunda aplicação é que a eficácia da vacina está completa”

Em Indaial, pessoas com 25 anos ou mais, e deias grupos liberados na campanha, já podem receber o imunizante. Para aqueles que receberam a primeira dose e aguardam a segunda, o intervalo entre elas é de: AstraZeneca (10 semanas), Coronavac (28 dias) e Pfizer (12 semanas). O atendimento ocorre na Central instalada no Parque Municipal Jorge Hardt, de segunda a sexta, das 8h às 16h30, por ordem de chegada, através do sistema de senhas.

>> LEIA MAIS: FME Indaial participa de Campeonato no Paraná

O secretário de Saúde ainda reforça que outros cuidados contra a Covid-19 são necessários, como o uso de máscaras e de álcool em gel, higienização constante das mãos e distanciamento social.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento