A estrutura foi totalmente reformada e adequada pela Prefeitura.
Na noite do último domingo, 17 de julho, aconteceu a inauguração da sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ascurra. A estrutura, localizada no bairro Monte Alegre, foi totalmente reformada e adequada pela Prefeitura Municipal da cidade para receber a instituição, em um investimento de aproximadamente R$66 mil reais. A diretoria da RFCC da cidade também recebeu a posse oficial nesta cerimônia.
Estiveram presentes autoridades municipais como o Prefeito de Ascurra, Arão Josino, o vice-prefeito do município, Soires Trentini, o presidente da Câmara de Vereadores, Acindino Mafra, neste ato representando os demais vereadores na mesa de autoridades, a Secretária de Saúde, Etineia Berkenbrock, a presidente da RFCC de Ascurra, Cátia Grava, e a presidente da Rede Feminina de Santa Catarina, Maria Ciria Aragão Zunino.
A cerimônia iniciou com o descerramento da faixa inaugural e a apresentação das placas de inauguração. O ato continuou nas dependências da nova sede, com a posse da diretoria da RFCC de Ascurra, oficialmente conduzida pela presidente estadual Maria. Várias homenagens foram realizadas nesta noite, umas delas para o ex-vereador Juninho Fávero, onde uma placa em memória foi entregue aos seus pais, além de seu nome constar na placa da inauguração do local.
As obras no prédio da RFCC de Ascurra duraram 79 dias. A estrutura conta com brechó, auditório, consultório médico adaptado com cadeira ginecológica, setor administrativo e toda a acessibilidade necessária. Além disso, a Secretaria de Saúde trabalha para oferecer atendimento médico no local com profissionais cedidos pelo município como enfermeira e médico ginecologista, além de outros serviços para as mulheres, como atendimento psicológico, fisioterapia e aulas de yoga.
Em sua fala, o Prefeito Municipal destacou a parceria entre todos os envolvidos para esta obra se tornar realidade. “Esta realização só foi possível graças à dedicação e empenho de voluntários, servidores públicos, empresários, e de toda a nossa comunidade. Em um município como o nosso, as ações só vão dar certo se tivermos união, como aconteceu nesta obra para a RFCC”.
A presidente da Rede Feminina de Santa Catarina, Maria Ciria Aragão Zunino, falou sobre a admiração pelo trabalho que foi feito em benefício da entidade em Ascurra. “É incrível o apoio do município neste início da Rede Feminina em Ascurra. Quando chegamos aqui e vimos toda esta estrutura ficamos admiradas. Em São João Batista, cidade onde fundei esta instituição, depois de muitos anos de luta fomos ter uma estrutura semelhante a esta. Todos estão de parabéns por esta realização, pelo trabalho que a RFCC irá oferecer para as mulheres de Ascurra”.
LEIA TAMBÉM: Jovem é presa por tráfico de drogas em Blumenau
Uma fala muito importante nesta cerimônia, também, foi da presidente da Rede em Ascurra, Cátia Grava, “Tenho muita gratidão por todos. Conseguimos realizar um sonho com esta inauguração. Toda a comunidade, empresários, prefeitura, vereadores, deram a sua contribuição para isto se tornar realidade. Gratidão para todos”.
Sugestão de pauta