O projeto busca reformar a Delegacia de Polícia Civil e instalar um ambiente acolhedor.
O projeto da Sala Lilás, que atende mulheres vítimas de violência, está avançando em Timbó. A informação foi divulgada pela autora do projeto, a presidente do Legislativo timboense, vereadora Gilmara Giotti, na quinta-feira (15), pelas redes sociais.
A Sala Lilás é um espaço destinado ao acolhimento e ao atendimento especializado para mulheres, crianças, adolescentes e idosos vítimas de violência.
>> LEIA TAMBÉM: Projeto de iniciação profissional é realizado em Timbó
De acordo com a presidente do Legislativo Gilmara Giotti, o projeto ganhou voz no dia 13 de abril, por meio da Indicação nº 148/2021, quando ela sugeriu que o Poder Executivo Municipal formalizasse um convênio com o estado de Santa Catarina. O pedido era para ceder o imóvel de sua propriedade, localizado no final da Rua Honorato Tonolli, no Bairro das Nações, para que, no local, fosse construída uma nova Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Timbó.
“Sugeri que no imóvel onde atualmente está localizada a Delegacia de Polícia, fosse instalada uma Delegacia Especializada no Atendimento às Mulheres, Crianças e Adolescentes”, explicou.
Desde então, Gilmara vem buscando, junto à Secretaria de Segurança Pública, formas de viabilizar a reforma da Delegacia de Polícia Civil, com a instalação da Sala Lilás. O objetivo, segundo ela, é realizar um atendimento digno e especializado às mulheres, e, ainda, possibilitar a regular condução das atividades desempenhadas pela Polícia Civil de Timbó.
REUNIÕES
Diversas reuniões foram realizadas nesse período, inclusive com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Subseção de Timbó, onde participaram o Presidente da Subseção, Dr. Alexandre Alves Vailatti; a Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, Dra. Janaina Ketrin Piazza; e a Conselheira Estadual da OAB, Dra. Raquel Zanolla, a fim de tratar sobre o projeto Sala Lilás e OAB por Elas, ambos com o intuito de combater a violência doméstica.
>> LEIA TAMBÉM: Projeto do Plano Plurianual dá entrada na Câmara Municipal de Timbó
A autora do projeto também participou de uma reunião com o Prefeito Jorge Kruger, o delegado de Polícia Civil Dr. André Beckman, além de outros técnicos, onde foi definido que o Poder Executivo fará a reforma do imóvel sede da Delegacia de Polícia Civil. Essa, portanto, é uma oportunidade para que a tão esperada Sala Lilás seja instalada.
“Ressalto que o projeto Sala Lilás é de suma importância para o município, pois é necessário se ter um ambiente acolhedor e diferenciado dos demais atendimentos, possibilitando que a escuta à vítima seja realizada de forma mais humanizada e individualizada”, concluiu.
Sugestão de pauta