Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Chocolate sem peso na consciência

Chocolate sem peso na consciência
Nutricionista do Órion Complex ensina receita de chocolate quente com inhame como opção mais saudável da bebida. Foto: Divulgação

Nutricionista dá dicas valiosas para o consumo do alimento e ensina até uma versão diferente para bebê-lo quente em celebração ao Dia Mundial do Chocolate.

O consumo do chocolate cresceu 1,5% em 2020, na comparação com o ano anterior, chegando a 82,6% dos lares em todo o país. As vendas fora de casa, apesar da pandemia, aumentaram 9,3%, elevando de 7,5 para 8,2 a média de visitas do consumidor às lojas para comprar o produto. Os números foram levantados pelo Instituto Kantar, por encomenda da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). O alimento é tão querido que possui uma data para ser celebrado, 7 de julho é o Dia Mundial do Chocolate. 

A nutricionista Carolina Fernandes Nobre (CRN1: 10.072), que atende no centro clínico do Órion Complex, em Goiânia, tranquiliza os chocólatras. Ela afirma que é possível consumir o alimento de forma saudável e dá uma dica valiosa: em suma, o mais importante é observar a composição com mais cacau e menos açúcar.  “A dica para fazer a boa escolha é conferir os ingredientes indicados na embalagem,  eles são listados começando pelos que estão em maior quantidade para os que têm menos”, revela a especialista.  

Continua depois da publicidade

O grande problema, segundo ela, é exagerar no consumo daqueles que são mais gordurosos, por isso é importante ter o controle, destaca a nutricionista. A profissional explica que, hoje no mercado, temos várias opções de chocolates com ingredientes mais saudáveis, que podem até entrar em uma dieta balanceada. “O chocolate branco, por exemplo, é feito com maior teor de manteiga de cacau. A melhor composição é quando tem mais cacau, que é o melhor ingrediente. Dessa forma, os chocolates a partir de 70% de cacau são os melhores para serem consumidos”, ensina.  

     >>LEIA MAIS:  Gin-tônica: veja como preparar

A nutricionista lembra que seguindo essas dicas é sim possível consumir de forma saudável a iguaria, que se tiver alta porcentagem de cacau, também contribui para a saúde. “Eles auxiliam nas doenças cardiovasculares, possuem benefícios urológicos, ajudam a controlar a ansiedade e amenizar a TPM”, conta. 

Paladar
Carolina Nobre sabe que quem gosta dos chocolates mais adocicados, como o branco e o ao leite, muitas vezes tem dificuldade em comer aqueles que possuem um teor maior de cacau e dá mais uma dica. “É importante as pessoas adaptarem o paladar, pois o sabor desses chocolates é bem diferente. A mudança pode ser gradual, ela passa do ao leite para um meio amargo, depois para o amargo e assim por diante”, conta a nutricionista. 

A especialista orienta ainda sobre a quantidade ideal para se consumir por dia. “Do chocolate branco e ao leite, o ideal é ingerir apenas um ou dois quadradinhos de uma barra; já a partir de 70% até três quadradinhos”, afirma. Já para quem tem dificuldade de controlar o consumo, o truque é não comprar uma barra grande, compre uma pequena, assim a tentação é menor. 

Receita de inverno
Com a chegada do inverno e as temperaturas mais baixas, as pessoas buscam consumir alimentos que aqueçam e o chocolate não fica de fora. Por isso, a nutricionista Carolina Nobre dá uma receita alternativa para esta época do ano. 

Chocolate quente e inhame

Ingredientes
1 xícara de inhame cru picado* (veja preparo prévio abaixo)
2 bananas bem maduras para adoçar naturalmente
Gotas de extrato de baunilha (opcional)
Pitada de canela (opcional)
1 colher de café de óleo de coco
2 colheres de sopa de cacau em pó puro ou quanto desejar.  (Pode substituir por 2 colheres de sopa de chocolate 70% derretido).

Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador e depois aqueça em fogo baixo levemente, mexendo todo o tempo até atingir a textura desejada e cremosa.

*Preparo do inhame: descasque, pique e deixe o inhame de molho em dois copos de água na geladeira, por no mínimo 12h (pode ficar até 48h de molho). Antes de consumir, lave bem em água corrente para tirar a baba, a qual pode causar alergia.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento