O caso ocorreu em julho de 2019, na cidade de Blumenau.
Denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), um homem foi condenado a 18 anos e oito meses de reclusão, e um ano e quatro meses de detenção pelos crimes de homicídio duplamente qualificado e posse ilegal de arma de fogo. O réu é acusado de matar o vizinho em uma tarde de domingo, após receber uma reclamação pelo barulho que estava fazendo em casa.
Na ação penal apresentada pela 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau, consta que no dia 21 de julho de 2019, a vítima, um homem chamado Márcio José dos Anjos, junto com a companheira, recebia a filha e o namorado na residência do casal, que fica em um conjunto de quitinetes. Foi quando começou a ouvir barulho de vozes discutindo em um volume alto, que a vítima resolveu pedir para que o vizinho falasse mais baixo.
Ao chegar no vizinho, onde discutiam o réu, Janailson Francisco Araújo Silva e a mãe dele, Márcio pediu para que ambos falassem mais baixo, pois estavam incomodando a vizinhança. Em resposta ao pedido, Janailson puxou um revólver e o apontou para a vítima, que tentou fugir, mas acabou recebendo dois dos quatro tiros disparados nas costas, o que causou a morte dele.
>>LEIA MAIS: Colisão entre carro e caminhão deixa um ferido em Ibirama
Diante do Tribunal do Júri, o Promotor de Justiça, Odair Tramontin sustentou que o réu praticou os crimes de homicídio duplamente qualificado (por motivo fútil e com recurso que impediu a defesa da vítima) e posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
A tese do MPSC foi acatada pelo Conselho de Sentença, que condenou o réu pelos crimes apresentados. Com isso, o Juízo do Tribunal sentenciou Janailson à pena de 18 anos e 8 meses de prisão por homicídio, que será cumprida em regime inicial fechado. E mais um ano e quatro meses de detenção em regime semiaberto por posse ilegal de arma de fogo. Preso em flagrante e em seguida preventivamente, o réu não terá o direito de apelar da sentença em liberdade. A decisão é passível de recurso.
Sugestão de pauta