Das 4.239 crianças nascidas no ano passado, 28 morreram antes de completar um ano.
A cidade de Blumenau registrou o menor índice de mortalidade infantil nos últimos 15 anos. No ano passado, das 4.239 crianças nascidas, 28 morreram antes de completar o primeiro aniversário. A relação desses números gera o índice de mortalidade, que são utilizados pelas secretarias de todos os municípios. Assim, ações são tomadas para diminuir cada vez mais esses números.
Neste ano, Blumenau registrou 19 mortes de crianças antes de um ano de idade. A cidade teve uma média de 6,6 mortes a cada mil nascidos em 2020. A última vez em que registrou dados assim, considerados positivos, foi em 2005. Naquele ano, a porcentagem chegou a 5,6%
O estado de Santa Catarina fechou o ano de 2020 com a média de 9,3%, que fica dentro da margem considerada aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
>> LEIA MAIS: Polícia Militar de Blumenau atende três casos de violência doméstica
Esses resultados ocorrem graças as ações implementadas no município. São feitos mais exames, aberta mais vagas para gestantes e, também há o acompanhamento do pré-natal até o nascimento dessas crianças. Isso gerou a queda nos casos de mortalidade infantil na cidade.
Sugestão de pauta