Apenas 836.184 pessoas procuraram uma unidade de saúde para receber a dose
O Governo de Santa Catarina divulgou nesta quarta-feira (02), que a procura pela vacina contra a gripe está baixo do esperado. O público-alvo da campanha corresponde a 2.757.175 pessoas. Mas, nesses quase dois meses em que a vacinação iniciou no estado, apenas 836.184 pessoas procuraram uma unidade de saúde para receber a dose, isso corresponde a uma cobertura vacinal de 30% apenas.
O diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, João Augusto Brancher Fuck, diz que está preocupado com o baixo número de pessoas procurando a vacina. “A baixa cobertura nos preocupa bastante. Em alguns dias, entramos no inverno, que é a estação de maior circulação do vírus e, para evitar que as pessoas que adoeçam evoluam para quadros mais graves da doença, precisamos ter avançado na vacinação dos grupos prioritários”
Dos grupos de vacinação, os idosos foram os menos vacinados (34%), seguido dos trabalhadores da saúde (36,1%), gestantes (48,7%), puérperas (51,6%), crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (55,5%) e povos indígenas (61,5%).
A campanha vai até o dia 09 de julho e a meta é vacinar, pelo menos, 90% da população dos grupos prioritários.
Os dados atualizados da vacinação em Santa Catarina podem ser conferidos no Painel Nacional de Vacinação contra a Influenza 2021, do Ministério da Saúde. O painel pode ser acessado através do link.
A terceira e última etapa da campanha de vacinação contra a gripe inicia no dia 09 de junho. Na nova etapa serão vacinadas as seguintes pessoas: portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A gerente de imunização da Dive do estado, Arieli Schiessl Fialho, ressalta que a campanha termina no mesmo dia para todos os grupos. “Mesmo como o início de novos grupos prioritários, as pessoas dos grupos anteriores ainda podem se vacinar. A campanha finaliza na mesma data para todos os grupos”.
A vacina protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B e tem como objetivo reduzir os sintomas da doença, evitando assim a evolução para casos graves e possíveis óbitos.
Sugestão de pauta