Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Como o domínio do seu site pode impactar no ranqueamento do Google?

Como o domínio do seu site pode impactar no ranqueamento do Google?
Imagem Ilustrativa - Pixabay

Veja algumas orientações e tenha seu domínio com maior alcance.

Descobrir como tornar o site ou blog bem posicionado nas páginas de resultado do Google é um passo importante para quem tem uma empresa e quer consolidar uma eficiente presença digital. É nesse contexto que garantir um registro de domínio se torna mais do que uma estratégia, se torna algo essencial.

Não é de hoje que o domínio exerce relevância quando o assunto é ranqueamento do Google. O domínio é o endereço eletrônico da sua empresa na internet. Ele leva o nome do seu negócio para o ambiente online e ajuda no posicionamento da sua marca.

Continua depois da publicidade

Por isso, não é exagero afirmar que o registro de domínio é um dos principais elementos do Marketing Digital. Portanto, para saber como ele pode impactar no ranqueamento do Google, confira os seguintes tópicos:

Como escolher um bom domínio
A autoridade do domínio
Conheça as principais extensões de domínio

Como escolher um bom domínio?

Escolher o domínio do seu site profissional, ou seja, a sua URL, é um passo relevante para você garantir uma presença online eficiente para o seu negócio.

Ainda que essa opção passe a impressão de ser simples, ela deve levar em conta alguns critérios. Isso porque uma escolha equivocada pode atrapalhar o seu posicionamento no Google, o volume de tráfego no seu site e, especialmente, as suas vendas.

Quando se fala em escolher um nome de domínio, o passo inicial é realizar um bom brainstorm, tudo isso tendo em mente um domínio que faça sentido para a marca do seu negócio, sempre considerando quais deles já foram registrados por outras pessoas.

Sendo assim, confira a seguir outros detalhes que fazem o domínio impactar o ranqueamento do seu negócio no Google.

Tenha clareza e objetividade

O domínio deve ser um método simples para os usuários conhecerem melhor o seu negócio na internet. Ele deve ser atrativo, ou seja, um atalho fácil para chamar o público da sua marca.

Por essa razão que domínios curtos são a preferência. Sendo assim, é bom evitar palavras complicadas, em outros idiomas e, até mesmo, palavras misturadas.

Pense, por exemplo, em uma floricultura com o domínio www.floressilva.com.br. Um domínio como esse pode exigir que você tenha que sempre reforçar a presença da letra “s” na hora de soletrar ao cliente. Ou seja, não é um domínio claro e objetivo.

Evite caracteres especiais

Caracteres como underline, arroba e números podem mais confundir do que explicar. Por essa razão, vale optar por domínios que não possuem tais detalhes.

Vale lembrar que quando estamos falando de domínio bem escolhido, nem sempre a originalidade é importante. A facilidade, nesse caso, é o que norteia os caminhos para a alternativa mais viável.

Imagem Ilustrativa – Pixabay

Tenha atenção a palavras de grafias diferentes

O idioma português é muito hábil na arte de confundir as pessoas. Existe muita gente que se confunde na hora de usar o “s” e o “c” em “conserto” e “concerto”. O mesmo vale para as letras “j” e “g” em “viajem” e “viagem”.

Portanto, fique longe de palavras que possam gerar esse tipo de confusão na cabeça dos usuários. O que vale mesmo é a simplicidade e facilidade que a sua marca irá proporcionar ao usuário.

Pensar em todos esses detalhes influenciam na clareza do seu domínio e, consequentemente, no ranqueamento dele no Google. Quanto mais fácil de compreender e memorizar o seu domínio, melhor será a Experiência do Usuário que ele irá proporcionar. E uma boa Experiência do Usuário é requisito fundamental para assegurar a tão desejada presença digital.

A autoridade do domínio

Não há ainda um consenso que determina de uma vez por todas quais são todos os fatores definitivos que colocam o seu site lá no topo das páginas de resultado. Porém, há estudos afirmando que são mais de 100 fatores para obter um bom ranqueamento.

O uso adequado de links no conteúdo do site ou blog é uma dessas maneiras. Ter um site com design responsivo, capaz de ser visualizado em smartphones e demais dispositivos móveis também é uma delas, assim como um bom domínio.

Para entender melhor a questão, vale ter em mente que o Google valoriza vários fatores para posicionar melhor organicamente um site nas páginas de resultados. Tudo isso baseado em buscas de palavras-chave específicas.

Sobretudo, o domínio do site está entre esses critérios de ranqueamento. E é aí que entra um conceito chamado “Autoridade de Domínio”. O “Domain Authority”, como esse conceito também é chamado, é um indicador que demonstra a força de um site no rankeamento do Google.

Esse indicador foi criado pela Moz, uma plataforma que possibilita avaliar as técnicas de SEO de uma página e como ela pode ser melhorada. Quanto mais elevada for a avaliação da Autoridade de Domínio, maior é a chance dele ser bem ranqueado.

A avaliação vai de 1 a 100 e nem é preciso lembrar que para chegar ao topo é necessário obter a nota máxima (ou mais próximo disso). Sendo assim, você pode usar esse indicador para ver como o seu domínio é avaliado.

Um bom domínio, conforme já mencionamos, normalmente é curto, de fácil memorização e compreensão. É válido também que ele apresente uma extensão adequada.

Conheça as principais extensões de domínio

Um desafio que muitos gestores enfrentam é a questão da diferenciação. O fato de encontrar a URL disponível se torna uma verdadeira caça ao tesouro , pois hoje em dia já existem milhares de domínio registrados.

É por isso que as extensões diferentes chegam para salvar o dia. Elas se tornam opções viáveis para facilitar a vida dos caçadores do domínio perdido.

Para sanar essa dificuldade existem diversas extensões de domínios que vão além das já manjadas “.com” e o “.com.br”. Além do mais, a maioria delas cai como uma luva para segmentos específicos de negócios.

Essa diferenciação e fácil identificação com os mais diferentes tipos de empreendimento ajuda o domínio a impactar positivamente a sua posição no ranqueamento do Google. Confira então algumas dessas extensões abaixo.

eco.br

Essa é uma extensão que combina muito bem com sites de empresas e atividades destinadas de perfil ambientalista e ecológico.

far.br

Se o empreendimento é uma farmácia ou drogaria, essa extensão surge como uma alternativa interessante.

.online

Essa extensão pode ser utilizada para diversos segmentos de empreendimentos online, como, por exemplo, educação à distância, consultoria e muitos outros.

.info

É uma extensão recomendada para sites de notícias e de informação.

.moda

Se o empreendimento necessita de um site voltado para um negócio relacionado à moda, confecção e vestuário, está aí uma boa alternativa de extensão.

Imagem Ilustrativa – Pixabay

Tudo é importante para aparecer no Google e em outros buscadores

Ter um registro de domínio é essencial para qualquer empreendimento na era digital. Com um site – e também com um domínio devidamente registrado – é possível ter uma eficiente presença online.

Um domínio traz credibilidade e profissionalismo para o seu negócio, proporcionando também um impacto positivo no posicionamento nas buscas do Google.

Portanto, é importante dar a devida atenção a ele. Lembre-se que se um site é a sua vitrine na internet e o domínio deve ser aquele endereço que todo mundo sabe como chegar até ele.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento