Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Servidores do SAMAE criam programa para redução do uso de copos plásticos

Servidores do SAMAE criam programa para redução do uso de copos plásticos
Fotos: Aline Brehmer/Samae Timbó

Dentro dessa proposta, 40 colaboradores adquiriram suas próprias canecas e squeezes.

Ações sustentáveis praticadas hoje mudam o futuro! Acreditando nisso, a ONU criou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e, por compartilhar dessa visão e destes valores, o SAMAE se tornou um parceiro do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, realizando sua primeira ação através do “Projeto de redução de uso dos copos descartáveis pelos colaboradores do SAMAE”.

Dentro dessa proposta, 40 colaboradores da autarquia adquiriram suas próprias canecas e squeezes personalizados, inspirando outros prestadores de serviço do SAMAE a fazerem o mesmo e, assim, dispensando o uso de copos plásticos e contribuindo com o meio ambiente. Cada um dos itens possui a frase “Faça parte da mudança que o mundo precisa” e os 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). A iniciativa contou também com o apoio da Associação SAMAE Timbó (ASSATI), que é a associação dos servidores do SAMAE.

Continua depois da publicidade

“A proposta é reduzir ao máximo o uso dos copos descartáveis consumidos pelos colaboradores, substituindo estes materiais por outros recipientes que podem ser reutilizados infinitamente, e reforçando a ação de diminuir a produção de resíduos sólidos dentro dos setores do SAMAE”, explica o coordenador do Programa, Rodrigo Catafesta Francisco.

Para ter uma ideia do impacto que essa ação tem, um único copo descartável pode durar entre 50 e 400 anos dependendo das condições ambientais, enquanto a sua vida útil chega a ser de apenas 13 segundos após sair do display.

Continua depois da publicidade

Misturebas - Anúncio

“O SAMAE possui um compromisso com a sustentabilidade e precisa ser exemplo à população. Fico muito feliz por ver essa iniciativa partindo aqui dos servidores, demonstra o comprometimento deles com o SAMAE e com toda a comunidade também”, afirma o Presidente do SAMAE Timbó, Waldir Girardi.

Movimento Nacional ODS Santa Catarina

Conforme divulgado pela Prefeitura Municipal, a missão do Movimento Nacional ODS Santa Catarina é de facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e na prática das organizações catarinenses.

LEIA TAMBÉM: Município da Serra será despejado após quase sete anos sem pagar aluguel de sala comercial

Rodrigo destaca que, cada dia mais, é fundamental e urgente um maior engajamento para fortalecer as ações nos estados brasileiros. Desta forma o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que integra voluntários de diversos segmentos da sociedade, tem agido localmente e contribuído para o atendimento das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O “Projeto de redução de uso dos copos descartáveis pelos colaboradores do SAMAE” contempla os ODS de número 3, 4, 5, 6, 8, 9, 11, 12, 13, 14, 15 e 17.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento