Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Assinada ordem de serviço para instalação de 50 fossas ecológicas em residências do Encano e Warnow

Assinada ordem de serviço para instalação de 50 fossas ecológicas em residências do Encano e Warnow
Fotos: Imprensa Indaial

O tratamento de esgoto nesses locais será por fitorremediação.

Nessa terça, 18 de maio, a Prefeitura de Indaial deu mais um passo importante para a execução do Projeto Ribeirão Mais Verde. Em reunião no Gabinete, o prefeito André Moser assinou a ordem de serviço para instalação de mais 50 fossas ecológicas em residências situadas ao longo dos ribeirões Encano e Warnow.

O encontro contou com a presença do secretário de Urbanização e Meio Ambiente, Paulo Ledra; Jonas Lima, servidor da pasta; membros do Rotary Club e representante da Nova Construções Terraplanagem, empresa responsável pela execução dos sistemas.

Continua depois da publicidade

“O Projeto é de extrema relevância, tendo em vista a importância ambiental e o avanço na cobertura de saneamento básico. Nas comunidades de interior precisamos pensar em sistemas descentralizados para o tratamento de efluentes domésticos”, afirma o prefeito, André Moser.

O tratamento de esgoto nesses locais será por fitorremediação. O processo utiliza as plantas, no caso de Indaial o vetiver, como agentes de purificação de ambientes aquáticos ou terrestres, contaminados ou poluídos pelo depósito de substâncias inorgânicas como elementos químicos e dejetos de minério. “Uma forma ecológica, de baixo custo operacional e de manutenção, altamente eficiente”, reforça Moser.

Continua depois da publicidade

Misturebas - Anúncio

Para o desenvolvimento do Projeto, a Prefeitura de Indaial contou com a parceria da Univali. “Recebemos assessoria técnica da Universidade, que nos auxiliou na implantação da fase piloto, com 20 sistemas individuais de tratamento de esgoto já executados no bairro Encano, e no termo de referência para licitação dos demais sistemas”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Paulo Ledra.

Agora, a Secretaria vai entrar em contato com os moradores para assinatura do termo de adesão ao sistema e montagem do cronograma de execução das fossas ecológicas.

LEIA TAMBÉM: Iniciadas as obras na quadra da Escola Básica Wadislau Schmidt em Apiúna

Os recursos para implantação do Projeto são provenientes do contrato-programa que a Prefeitura mantém com a Casan.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento