Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Timbó é referência no Turismo para a região

Timbó é referência no Turismo para a região
Foto: Fábio Gonçalves/Seledon Cicloturismo

Município também tem buscado inovar e está realizando investimentos nos cartões postais.

Belezas naturais, história e cultura aliadas a uma estrutura bem desenvolvida. São pontos chaves para entender porque o Turismo de Timbó se destaca. Com espaços verdes no centro da cidade, como o Parque Central e o Parque Henry Paul, o visitante que chega à cidade e já se depara com uma estrutura agradável. O Jardim Botânico e o Morro Azul, outros dois parques da cidade, também chamam a atenção pela exuberante fauna e flora.

A gestora do Departamento de Turismo de Timbó, Caroline Laís Reinicke, conta que neste momento de pandemia, com restrições para eventos e locais fechados, atividades ao ar livre têm ganhado ainda mais atenção.

Continua depois da publicidade

Misturebas - Anúncio

“Esses espaços estão sendo muito procurados para curtir um momento em família, com amigos ou até mesmo para praticar algum esporte, sentir a natureza e tirar um momento para si”.

Investimentos

Timbó também tem buscado inovar e está realizando investimentos com obras nos cartões postais do município.

Continua depois da publicidade

Misturebas - Anúncio

“O Complexo Turístico Jardim do Imigrante está ficando de cara nova. Tudo o que envolve o Complexo está passando por uma ampla reforma. Vai ficar de cara nova e muito lindo, além de agregar mais atrações ao turista. O Jardim Botânico Franz Damm também está ganhando novos atrativos. A ponte de madeira tão famosa está sendo remodelada, com cuidado em sua acessibilidade. Além disso, novos banheiros com fraldários estão em fase final de construção”, explica a gestora.

Ainda segundo Caroline, em breve o Parque Central irá ganhar novos atrativos e empreendimentos, e o Morro Azul receberá projetos de renovação. “Os espaços estão sendo revigorados, para quando isso tudo cessar nós estarmos de braços abertos para receber os turistas”.

De acordo com Tatiana Honczaryc, proprietária do Timbó Park Hotel e presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), Timbó está mais bonita e deu um salto importante no turismo. “O foco no embelezamento da cidade está trazendo novos atrativos”. Ela conta que os hóspedes já chegam com as atividades que querem fazer na cidade, entre elas, assistir o nascer do sol no Morro Azul e pedalar.

O projeto Eco do Avencal, uma das atividades turísticas mais recentes a se estabelecer no município, localizado no Jardim Botânico, têm atraído visitantes de toda a região, desde que iniciou suas atividades em fevereiro deste ano. O local é único no Estado e une passeio e conhecimento com o Turismo Pedagógico.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

Referência para região

O proprietário da Seledon Cicloturismo, Maicon Mohr, aponta que o município de Timbó está inserido numa região importante para o turismo em Santa Catarina, que tem sido muito bem vista nacionalmente: o Vale Europeu. “O Vale Europeu tem sido procurado por visitantes, porque nós conseguimos mostrar que estamos numa região muito limpa, organizada, bonita, e isso tudo faz parte da cultura do Vale Europeu. As pessoas se encantam com as belezas naturais que nós temos”.

Tatiana justifica que o cicloturismo foi um dos propulsores do Turismo no município e na região. Para ela, Timbó é uma referência em se tratando de infraestrutura para receber o turista. “As outras cidades ao redor não conseguem oferecer tudo o que a gente consegue oferecer aqui. Timbó é o começo e o fim do roteiro do Cicloturismo e a cidade é a mais procurada para hospedagem”, destaca Tatiana.

LEIA TAMBÉM: Timbó recebe R$ 250 mil de emenda da deputada Geovania de Sá

Mohr relata que visitantes comentam inclusive sobre a infraestrutura de Saúde do município. “Quando um turista precisa de algum suporte do Hospital Oase, eles são muito bem recebidos e ficam surpresos com a qualidade do nosso atendimento, diferente de muitas outras regiões do Brasil”.

Ele reforça que o município é bastante conhecido por ser o início e o encerramento do Circuito de Cicloturismo Vale Europeu. Além disso ele destaca os diversos potenciais que estão sendo explorados como os parques, o turismo pedagógico, as cervejarias, gastronomia e os eventos culturais.

Impressões

Edmilson Ferreira da Silva, um dos proprietários do Blue Hill Hotel e conselheiro estadual de turismo, diz que Timbó deixa uma impressão boa a quem visita. “Elogiam pela limpeza, está sempre florida, a segurança, tudo bem organizado”. Contudo, ele pontua que ainda faltam mais atrativos turísticos para o turista permanecer mais tempo na cidade.

A também proprietária do Blue Hill, Juliana Reuter, comenta que há ainda espaço para inovação no Cicloturismo, como aluguel de bicicletas e mais faixas exclusivas para bicicletas nas vias pavimentadas. Investimento esse que segue sendo feito pela Prefeitura de Timbó. A campanha do Maio Amarelo deste ano, por exemplo, destaca um aumento de 50% na extensão da malha cicloviária. Até agosto o município sairá dos atuais 20 quilômetros de cobertura da malha viária, aproximadamente, para 30km quilômetros.

LEIA TAMBÉM: Timbó vacina novos grupos contra Covid-19 nesta semana

Nesse sentido o prefeito de Timbó, Jorge Kruger, inclusive, solicitou ao governo do Estado que na manutenção das estradas estaduais que ligam o município, seja feito também faixas cicloviárias.

Tatiana ressalta ainda a importância de continuar os investimentos e trabalhos na inovação do turismo em Timbó, uma vez que a cidade já possui o selo de cidade turística. “Quanto mais o poder público e privado conseguirem trabalhar para esse desenvolvimento e consolidar o que a gente já tem, o nosso Turismo só tende a crescer e melhorar”.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento