Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Tucano-de-bico-verde é visto em Rodeio

Tucano-de-bico-verde é visto em Rodeio
Tucano em Rodeio. Créditos: Mauricio Weingärtner/Portal Misturebas

Eles são muito perseguidos pelos caçadores.

O observador de aves, Mauricio Weingärtner, registrou na última semana, imagens de um tucano no bairro Rodeio 32, em Rodeio/SC. Rodeio, que é uma cidade de origem italiana, também traz muitas belezas naturais.

O tucano-de-bico-verde, fotografado por Mauricio, é uma espécie de tucano nativo do Brasil, Bolívia, Argentina e Paraguai. Geralmente, eles medem cerca de 48 centímetros de comprimento, pesando de 320 a 400 gramas, possuindo, como o próprio nome popular indica, bico de cor verde, garganta e peito amarelos e barriga vermelha.

Continua depois da publicidade

O tucano-de-bico-verde é encontrado nas regiões sul e sudeste do Brasil, bem como no Extremo Sul da Bahia e no sul do estado de Goiás (embora seja bem difícil de ser avistado nessas regiões). É bastante comum em regiões de serra, onde é avistado em pequenos bandos.

Vive em áreas florestadas, desde o litoral até as zonas montanhosas, incluindo as florestas de planalto. Se alimenta de frutos, artrópodes e pequenos vertebrados, sendo que, com frequência, alimenta-se de filhotes e ovos em ninhos de outras aves. A fêmea bota de 2 a 5 ovos, que são incubados sozinho por ela durante 18 dias, onde acaba sendo alimentada pelo macho durante o período.

       LEIA TAMBÉM: Começa nova etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe em SC

Esta bela ave, já foi muito caçada no passado, para servir de alimento ou por esporte. Hoje ainda é perseguida, por ser acusada de saquear ninhos e outras aves. As pessoas que caçam o tucano usando a desculpa de que estão fazendo o bem para a natureza, vão condenar os filhos dos tucanos a morrer de fome – são apenas pais buscando alimento para seus filhos. Na natureza é assim: um bem-te-vi, se encontrar um ninho de beija-flor, vai pegar o que estiver lá, e o tucano, se achar o ninho do bem-te-vi, fará o mesmo.

 

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento