O pagamento do IPTU e das taxas foi novamente prorrogado este ano, que tinham seu pagamento para início de Maio foram repassadas para Junho, onde também um número de parcelas foi ampliado de seis para um total de sete.
Já estão disponíveis no site da Prefeitura de Indaial as guias para pagamento do IPTU 2021, assim como das taxas de coleta de lixo e de urbanização e conservação de logradouros públicos. Para fazer a emissão basta ter o CPF/CNPJ do proprietário, inscrição ou cadastro imobiliário do imóvel e acessar o Autoatendimento, no portal www.indaial.sc.gov.br
Neste ano a Prefeitura prorrogou novamente o pagamento do IPTU e das taxas que teriam início no mês de maio para junho e ampliou de seis para sete o número de parcelas para quem optar pela quitação fracionada. Diante dos reflexos econômicos trazidos pela pandemia da Covid-19, a medida visa auxiliar os contribuintes com mais prazo para o pagamento.
Quem quitar o imposto em cota única até o dia 21 de junho terá 10% de desconto sobre o valor. O imposto também poderá ser pago em segunda cota única até 20 de julho com desconto de 5%.
No pagamento parcelado em sete vezes, os vencimentos terão as seguintes datas:
– 1ª Parcela: 21 de junho;
– 2ª Parcela: 20 de julho;
– 3ª Parcela: 20 de agosto;
– 4ª Parcela: 20 de setembro;
– 5ª Parcela: 20 de outubro;
– 6ª Parcela: 20 de novembro;
– 7ª Parcela: 20 de dezembro.
Permanece no IPTU 2021 o Programa Bom Pagador, no qual é concedido desconto de 5% sobre o Imposto Predial e Territorial para os contribuintes que não possuam parcelas vencidas e não pagas até o exercício anterior ao do lançamento.
Caso o proprietário seja um Bom Pagador o pagamento do imposto ficará da seguinte forma:
– 1ª Cota única com 10% + 5% de desconto = 15% de desconto;
– 2ª Cota única com 5% + 5% de desconto = 10% de desconto;
– Não há desconto de Bom Pagador na opção parcelada.
O pagamento das taxas obedecerá o prazo igual de vencimento do referido imposto, contudo não haverá desconto em nenhuma modalidade de quitação.
A entrega dos carnês impressos nos imóveis inicia neste mês de maio.
Isenção
Os proprietários de imóveis em Indaial que têm interesse em solicitar a isenção do IPTU devem fazê-la até 20 de junho, na Central de Atendimento da Prefeitura, localizada na Praça do Cidadão (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 675, Tapajós, ao lado da Dokassa), de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
São isentos do IPTU os contribuintes que se enquadram nos dispositivos do art. 225, da Lei Complementar nº 79/2007. Para solicitar a isenção o proprietário do imóvel deve apresentar Certidão Narrativa do Imóvel (emitida pelo Registro de Imóveis); comprovante de residência (talão de água ou energia recente); declaração do valor do benefício (Aposentadoria ou Pensão), do requerente e do seu cônjuge se ele também estiver recebendo o benefício, emitida pelo INSS; cópia da folha de pagamento se alguém da família estiver trabalhando e residir no imóvel (ex: filho, neto, sobrinho ou outros); carnê de IPTU.
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As pessoas que tiveram sua isenção reconhecida em 2020 não precisam mais retornar à Prefeitura para fazer o pedido deste ano.
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