Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Saúde bucal infantil, entenda a importância do acompanhamento odontológico

Saúde bucal infantil, entenda a importância do acompanhamento odontológico
Criança no consultório sendo atendida - Imagem Ilustrativa

Os cuidados já iniciam mesmo antes da chegada dos dentes.

A importância do acompanhamento odontológico durante a infância é bastante significativa quando se avalia questões de prevenção de doenças e garantia de um sorriso bonito e funcional ao longo da vida, melhorando também a mastigação e a dicção.

Poucas pessoas sabem, mas os cuidados com a saúde bucal iniciam antes mesmo do surgimento dos primeiros dentes na boca, o que ocorre geralmente a partir dos seis meses de idade.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

Isso porque a higienização já deve ser feita desde as primeiras amamentações, para retirar os resíduos, o que também contribui para massagear a gengiva quando os primeiros sinais de nascimento da dentição são apontados.

Além disso, a rotina de visitação também pode ser iniciada nessa primeira fase, contribuindo com as orientações de cuidado e avaliação da cavidade dos pequenos.

Com isso, o profissional fará a avaliação da parte interna da boca do bebê e instruirá os pais sobre como higienizar e cuidar da saúde bucal.

           LEIA TAMBÉM: Atividades físicas seguem aliadas da saúde durante pandemia

Geralmente, a limpeza é feita com um lenço úmido e é importante os pais fazerem o exercício de massagear a área da gengiva nos locais em que o dente aponta crescer com os dedos.

Como essa fase de nascimento dos primeiros dentes é bem delicada, as visitas ao odontopediatra se tornam mais frequentes e, portanto, obter um convênio odontológico é o ideal para os pais, já que é possível economizar e ter um acompanhamento mais próximo.

Ambientação

A partir dos dois anos, a frequência das idas a um consultório odontológico se iguala ao das pessoas de idade maior, que é de seis em seis meses, normalmente.

Por isso, a ambientação dos pequenos com os consultórios e aparelhos de tratamento é fundamental. Isso acontece através das idas ao odontopediatra desde pequenos.

Isso é muito importante, pois é frequente que as crianças sintam medo de ir ao dentista, reduzindo os receios e adaptando-as a essa necessidade de realizar o acompanhamento.

Assim, acostumando-as a irem desde pequenas, a consulta será tratada como algo comum, de rotina, o que facilitará bastante para cuidar dos dentes das crianças.

Os pais, caso possuam, podem utilizar um plano odontológico empresarial para levar seus filhos ao odontopediatra, profissional especializado nesse público, o que amplia essa rede de apoio no atendimento e ajuda a reduzir ainda mais o receio.

Isso porque muitos beneficiários possuem a opção de abrangência, que permite que membros da família façam consultas odontológicas com cobertura do convênio de forma mais precisa.

Além disso, o odontopediatra sabe como lidar com as crianças, tendo instrumentos customizados e um ambiente temático com desenhos e filmes para deixar a criança cada vez mais à vontade no consultório.

Evitar problemas bucais

Ir frequentemente a um dentista, seja de convênio odontológico empresarial ou individual, junto de práticas de higienização bucal diárias, podem salvar as crianças de problemas sérios na boca e no restante do organismo proveniente de bactérias, como:

  • Cárie;
  • Halitose;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Câncer bucal;
  • Problemas no sistema cardiorrespiratório.

Quando uma pessoa é educada e acostumada a cuidar da própria saúde bucal desde nova, ela muito provavelmente levará esses costumes de higienização, como escovação ao final de toda refeição, utilização de enxaguante bucal e fio dental diariamente.

Assim, quando já forem adultos, os filhos continuarão tendo um sorriso bonito e saudável, livres de qualquer complicação séria dos dentes.

São exatamente esses ensinamentos que os profissionais da odontologia do plano dental coletivo empresarial recomendam, conforme a idade e necessidade dos pequenos.

Procedimentos ortodônticos

Apenas quando toda a dentição permanente tiver substituído os conhecidos dentes de leite é que se pode fazer algum procedimento ortodôntico, o que pode acontecer entre os 11 e 15 anos de idade, podendo colocar aparelho dental fixo ou móvel.

Com a utilização de aparelhos fixos, por exemplo, as idas ao consultório odontológico se tornam mais frequentes e, mais uma vez, o plano odonto empresarial pode ser muito útil ao facilitar o acompanhamento e cobrindo a colocação da estrutura.

De modo geral, é comum que ocorra a necessidade de colocação do aparelho, seja por motivos genéticos ou mesmo maus hábitos na primeira infância – como o uso de chupetas. Ao realizar o tratamento, as consultas passam a ser feitas mensalmente ou a cada 15 dias.

Integração dos cuidados em conjunto com os pais

Cuidar da saúde bucal deve ser um ato estimulado em casa, inclusive pelo hábito de escovação dos pais – rotina que pode ser feita junto aos filhos, passando fio dental e enxaguante bucal.

Os pais, além de exemplos para as crianças, também terão um momento do dia para passar com os pequenos, mesmo em uma rotina corrida de trabalho, o que cria uma memória afetiva sobre esse hábito, o que incentiva os pequenos a manterem tal processo.

Além disso, os pais, assim como os seus filhos, podem cuidar dos dentes e ficam também prevenidos de doenças bucais.

Vale ressaltar que a alimentação também é parte crucial para a manutenção da saúde bucal. Assim, é preciso evitar alguns alimentos como refrigerantes, sucos de caixinha ou mesmo alimentos açucarados de modo geral, ou mesmo industrializados. Já para o fortalecimento, a família deve priorizar o leite e seus derivados, que são ricos em cálcio; bem como as frutas, principalmente fibrosas, que contribuem para a nutrição do esmalte dentário e a limpeza natural da arcada dentária.

Deste modo, é possível preservar a mucosa bucal e favorecer o hábito de escovação, como a saúde bucal, estimulando a higienização e os cuidados adequados desde os primeiros meses, garantindo mais qualidade de vida.

Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
WhatsApp Chat: http://abre.ai/grupomisturebas
Instagram: instagram.com/portalmisturebas
Telegram: https://t.me/misturebas

Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos ®️


Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento