“Não podemos baixar a guarda. O vírus ainda está presente", diz Paulo Moscheta.
Neste mês de março a Secretaria de Saúde de Indaial já contabiliza 2.422 coletas de material em usuários com suspeita de Covid-19. Os testes de pesquisa de antígenos foram analisados pelo Laboratório Municipal do dia 1º ao 26. 845 apresentaram resultados positivos, representando 34,8% dos pacientes com a doença.
Semanalmente, os números têm apresentado uma relativa queda numa comparação entre a quantidade de testes realizados e positivados. Entretanto, o momento ainda é de cautela, ressalta o secretário de Saúde, Paulo Moschetta.
“Não podemos baixar a guarda. O vírus ainda está presente. Vamos nos cuidar para protegermos a nós e o próximo. Regras básicas valem, use máscara e álcool em gel, lave constantemente as mãos, evite aglomerações e pratique o distanciamento social”, pede.
Testes de Março
01 a 05:
Realizados: 676
Positivos: 265
Taxa: 39%
08 a 12:
Realizados: 652
Positivos: 228
Taxa: 35%
15 a 19:
Realizados: 621
Positivos: 209
Taxa: 34%
22 a 26:
Realizados: 473
Positivos: 143
Taxa: 30%
Sobre o teste
O teste de pesquisa de antígenos é efetuado em pacientes encaminhados, após avaliação da equipe médica, pelas Unidades de Saúde, Centro de Atendimento à Covid e Hospital Beatriz Ramos.
Leia Também: Prefeito de Florianópolis comandará maior consórcio do Brasil para compra de vacinas da Covid-19
Esse tipo de teste identifica a infecção atual de coronavírus em indivíduos, quando uma pessoa apresenta sinais ou sintomas consistentes de Covid-19 e também em pacientes assintomáticos que tiveram contato com pessoas com caso positivo.
A técnica usada é com amostras de swab (cotonete), o qual é introduzido no nariz até a região conhecida como nasofaringe. O procedimento é indolor, contudo é possível existir certo desconforto.
Sugestão de pauta