Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Agricultor colhe Romã de mais de 1kg no Oeste Catarinense

Agricultor colhe Romã de mais de 1kg no Oeste Catarinense
Imagem aérea da propriedade do Sr. Marino e Sra Eleonora.

Sua vida sempre foi na roça, onde passou por muitas dificuldades.

Aos seus 72 anos, Sr Marino é agricultor e responsável junto com sua esposa Eleonora, de 68 anos, por uma plantação na comunidade de Linha Itacuruçu, lá no interior de São João do Oeste, em Santa Catarina.

Em meados de 1975, o casal plantava milho e tirava leite das vacas, o que foi seu sustento por longos anos pra cá, onde sempre viveram da roça em uma pequena casa de madeira, construída rente a um galpão.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

Após o casamento em 1976, eles começaram a plantar pra consumo próprio pêssego de várias espécies, tangerina, araça, butiá, carambola, caqui, ameixas, pera, abacaxi, ananás, banana, abacate, pitanga, maracujá, manga, diversas espécies de laranja, bergamota, goiaba, uva, limão, figo entre outras. É muita fruta hein?!

“Vida toda deles foi na roça, profissão árdua no qual passaram muitas dificuldades, mas frutas e amor para os filhos nunca faltou, relatou umas das filhas, Giane.”

O casal mora atualmente em uma casa de material na mesma propriedade, que construíram com muito suor após o casamento, que completará 44 anos no próximo dia 15 de abril. O casal possui 4 filhos, um homem e três mulheres.

Mas uma das felicidade do casal ocorreu neste domingo, 28 de Março, quando o Sr Marino teve uma surpresa ao ir fazer a colheita de suas Romã. Ao apanhar uma delas do pé, já ficou impressionado com o seu tamanho, mas ao pesar a fruta, acabou ficando mais ainda, pois ela chegou a pesar mais 1kg.

Rolou até uma foto com a fruta por lá pra sair no Misturebas.

Para quem quer conhecer um pouco sobre a Romã, confira abaixo:

Romã

A romã é o fruto da romãzeira (Punica granatum), comum no mediterrâneo oriental e médio oriente onde a polpa é usada para a preparação de aperitivos, sobremesa ou algumas vezes em bebida alcoólica. O seu interior é subdividido por finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível.

Fruto

É uma baláustia. É coberto por uma casca coreácea de cor castanho brilhante e contém suco com coloração de carmesim, em bolsas individuais, contendo cada uma grande semente.

Benefícios para a saúde

Estudos mostraram que a romã pode ajudar a reduzir a pressão arterial e ser utilizada na prevenção de alguns problemas cardiovasculares. Um estudo da Universidade Queen Margaret, na Escócia, mostra que o seu consumo leva a um aumento de testosterona que pode variar entre 16% e 30%. Também é popularmente conhecida por ter como ótimo fruto e semente para ajudar no controle regular do fluxo menstrual.

Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
WhatsApp Chat: http://abre.ai/grupomisturebas
Instagram: instagram.com/portalmisturebas
Telegram: https://t.me/misturebas

Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos ®️


Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento