O objetivo foi trazer mais esclarecimentos a respeito da logística da empresa no atendimento.
Cumprindo seu papel de acompanhar e buscar soluções paras as demandas da comunidade timboense, os vereadores de Timbó receberam para uma reunião, na última terça-feira, 23 de março, os profissionais da Empresa Quark Engenharia, vencedora do processo de Parceria Público-Privada para manutenção e modernização da iluminação pública de nosso município. O encontro tinha como objetivo trazer mais esclarecimentos a respeito da logística da empresa no atendimento às solicitações dos munícipes.
Além dos edis timboenses também estiveram presentes representantes do Poder Executivo de Timbó sendo, o Prefeito Municipal, Jorge Augusto Kruger, o procurador municipal, Jean Pierre Bezerra Museka e o executivo de Gabinete, Andrei Kayio Lamim. Da empresa Quark Engenharia compareceram o diretor, Hoylson Trevisol, o gerente regional da empresa, Davi Lima e da controladoria da mesma, Paulo Fabiano Melo.
Em dezembro de 2020, já havia sido realizado, na Câmara Municipal de Timbó, um momento de explicações sobre as reclamações recorrentes frente à iluminação pública mas não houve participação dos técnicos da empresa licitada. Os vereadores solicitaram à empresa detalhamento sobre o atendimento por se sentirem porta-vozes dos moradores, uma vez que todos, sem exceção têm recebido lamentos das pessoas em relação ao serviço.
A comunidade alega que não é atendida pelos canais ofertados pela empresa, que não retornam ou atendem a ligação e, quando finalizam o protocolo, que há demora excessiva na solução do problema. Em contrapartida, os técnicos insistem que há poucas chamadas em aberto e, que os canais de comunicação – whatsapp, 0800 e em último caso, ir até a Secretaria de Obras para fazer o registro – têm sido suficientes para atender a uma comunidade como Timbó.
Os profissionais reforçaram que os prazos de atendimento continuam sendo de até 24h para área urbana e até 48h para as áreas rurais mais afastadas, mas, que atualmente, há um certo atraso pois as equipes estão realizando, paralelamente à manutenção, as ações de modernização com a substituição da iluminação pelas lâmpadas de led, o que pode gerar uma sobrecarga de trabalho às equipes de rua.
Questionados pelos vereadores sobre a efetividade dos sistemas disponibilizados para protocolo de solicitações, os profissionais da Quark ficaram de identificar se pode estar ocorrendo algum problema de registro e enfatizaram que poucos são os registros de reincidência de ligações da comunidade.
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Também houve preocupação dos vereadores timboenses em relação às placas de identificação dos postes, pois, a população tem a informação que é necessário o número da placa de identificação do poste para o protocolo. Os vereadores Carlos Adriano Krüger e Adriano da Silva destacaram que este material pode se deteriorar com o tempo e fica impossível a identificação, sendo assim, inviabiliza para o morador concluir o cadastro de sua solicitação.
Trevisol explicou “que isso não condiz com a dinâmica da empresa, que não impede o registro do chamado sem essa informação e esse ponto será averiguado com a equipe de atendimento”.
A Tifa Nardelli foi outro ponto crucial destacado na reunião, sobre a qual foi apontado que desde o início das atividades de troca da iluminação pública as reclamações no local são recorrentes e que é necessário um estudo mais aprofundado do que pode estar ocorrendo na via. O diretor da empresa, comprometeu-se em ir pessoalmente conhecer a situação da rua para saber o que pode estar ocorrendo.
O diretor da empresa ainda deixou reforçado o compromisso de que mais um canal para a comunidade será disponibilizado dentro de 60 dias, que é um aplicativo para celular para o protocolo de solicitações.
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Ainda que a reunião tenha sido de forma presencial, foram tomadas todas as medidas sanitárias adequadas, que a Câmara Municipal de Timbó já adota desde o início da pandemia de Covid-19. A iniciativa do encontro partiu e foi coordenada pelo Vereador Flávio Germano Buzzi.
A Presidente da Casa Legislativa timboense, Gilmara Baddaratz Giotti, considerou muito importante esse movimento. “Mais uma vez é possível perceber que quando botamos em prática nossas atribuições como vereadores, trazendo as demandas da comunidade aos órgãos competentes, nos tornamos ponte para a solução de problemas e o desenvolvimento de nossa cidade”.
Vale lembrar que o número fornecido para solicitações da comunidade sobre iluminação pública é o 0800 033 1050, tanto por ligação quanto por whatsapp.
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