Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Indaial realiza levantamento para avaliar grau de infestação por Aedes aegypti

Indaial realiza levantamento para avaliar grau de infestação por Aedes aegypti
Imagem: Prefeitura de Indaial

Ao todo foram visitados 1.676 imóveis, distribuídos em 94 quarteirões espalhados na cidade.

Em fevereiro, a Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive/SC) incluiu pela primeira vez Indaial na lista de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina. Para evitar uma epidemia desse vetor, uma nova estratégia de combate foi adotada.

No mês de março, o Programa de Combate à Dengue de Indaial promoveu um Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti. O LIRAa é um método utilizado pelo Ministério da Saúde para medir o grau de infestação em que o município se encontra. Permite conhecer de forma rápida, por amostragem, a quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

“A partir do momento em que o município é considerado infestado a atividade deve ser realizada duas vezes por ano, nos meses de março e novembro. Esse método também é efetuado por outras 107 cidades classificadas como infestadas em Santa Catarina. O prazo estabelecido pelo Estado para a realização do LIRAa foi de 1º de março a 16 de abril. Em Indaial iniciamos no dia 1º e já encerramos no dia 16, trinta dias antes do prazo final estabelecido”, ressalta o responsável pelo Programa de Combate à Dengue Municipal, Eduardo Rafael Prim.

Ao todo foram visitados 1.676 imóveis, distribuídos em 94 quarteirões espalhados na cidade. O Programa encontrou 10 focos positivos do mosquito Aedes aegypti nos bairros Tapajós, João Paulo II, Nações, Ribeirão das Pedras, Estados e Mulde. Ainda foram vistoriados e eliminados 1.865 depósitos com água parada.

“Infelizmente a maioria dos focos foram encontrados em depósitos como: potes, baldes, lonas, pneus, pratinhos de vasos e entulhos em geral. Todos esses depósitos podem ser facilmente eliminados, por isso é muito importante a colaboração da população nessa luta”, pede Eduardo.

Leia Também: Coronavírus em SC: Saúde reforça importância das medidas de prevenção à Covid-19

Em 2021, até o dia 23 de março, a cidade já contabiliza 138 focos positivos, com maior incidência nos bairros Nações (44) e João Paulo II (17).

Pacientes positivos

Em 2021 foram identificadas 31 suspeitas de pacientes com dengue, das quais 24 deram resultados negativos, um aguarda resultado do exame e outros seis foram positivos (dois deles casos autóctones, que pegaram a doença em Indaial.

Dois pacientes também estiveram com suspeita de chikungunya, um deles com resultado negativo e o outro positivo, mas contraiu a doença fora de Indaial (Bahia).

Prevenção

• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
• Mantenha lixeiras tampadas;
• Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
• Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água.
• Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
• Mantenha ralos fechados e desentupidos;
• Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
• Retire a água acumulada em lajes;
• Limpe as calhas, evitando que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
• Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;
• Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
WhatsApp Chat: http://abre.ai/grupomisturebas
Instagram: instagram.com/portalmisturebas
Telegram: https://t.me/misturebas

Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos ®️


Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento