Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Colaboradoras do CAPS Timbó lançam artigos sobre enfrentamento à Covid-19

Colaboradoras do CAPS Timbó lançam artigos sobre enfrentamento à Covid-19

A obra é organizada por Cristiane Damiani Tomasi, Jacks Soratto e Luciane Bisognin Ceretta.

“O novo normal”. Essa foi uma das frases mais faladas no decorrer do último ano, porém, seu significado ainda gera incertezas, dúvidas e reafirmações para a grande maioria das pessoas. Em todos os setores foi preciso se reinventar. Dentre eles, destaca-se o ramo da saúde, que teve seus profissionais firmes e fortes na linha de frente da batalha contra um inimigo invisível: a Covid-19.

A Secretaria de Saúde de Timbó adotou diversas medidas para garantir agilidade, eficiência e resultado em todas as suas ações, e com o Centro de Atenção Psicossocial de Timbó (CAPS) não foi diferente. A psicóloga Janaína Tápparo Braier, a técnica de enfermagem Carla Maysa Wenderlich Wessling, a fisioterapeuta Fernanda Vicenzi Pavan e a assistente social Jacqueline Formigari, junto a outros colaboradores do CAPS de Timbó, se reuniram para procurar formas de inovar no atendimento, garantindo acolhimento e atenção aos pacientes.

Continua depois da publicidade

Essa união também resultou na divulgação de dois importantes artigos, que foram inclusos no e-book “Interfaces da Covid-19 – Impressões multifacetadas do período de pandemia”, que reúne diversos conteúdos voltados às novas formas de trabalho e que auxiliam as pessoas sobre como lidar com as diversas mudanças que estão ocorrendo no mundo.

Incertezas sobre o futuro: a soma dos sofrimentos crônicos com a Covid-19 no Centro de Atenção Psicossocial

Continua depois da publicidade

Misturebas - Anúncio

Fernanda e Janaína escreveram o artigo “Incertezas sobre o futuro: a soma dos sofrimentos crônicos com a Covid-19 no Centro de Atenção Psicossocial”, que inicia na página 88. Lá, é reforçada a importância do CAPS no sentido de acolher, tratar e reinserir usuários com transtornos mentais graves e persistentes na sociedade.

Em um dos trechos do artigo elas escrevem que, “Em meio à rotina instituída pelo CAPS, a pandemia impõe a criação de novas maneiras de fazer, de ser e de viver. (…) Talvez, nunca se percebeu a importância das tecnologias de comunicação na saúde como no momento atual. Graças à internet, ao computador, à telefonia fixa e móvel, ao aplicativo WhatsApp, o CAPS de Timbó conseguiu, em certa medida, continuar cuidando de seus usuários”.

Grupo Terapêutico AD (álcool e outras drogas) no CAPS durante o período pandêmico

Jacqueline e Carla têm como tema de seu artigo “Grupo Terapêutico AD (álcool e outras drogas) no CAPS durante o período pandêmico”, que pode ser lido na página 90. Esse conteúdo abrange assuntos voltados aos tratamentos terapêuticos ofertados pelo Centro, através de atividades individuais ou em grupo, visando aproximar os usuários, familiares e comunidade à reintegração e ao convívio social.

“É realizado com cada indivíduo seu Projeto Terapêutico Singular (PTS), um plano de tratamento elaborado pela equipe de saúde de forma especial à cada paciente, em conjunto com o interessado. Nesse projeto encontram-se as atividades (oficinas, atendimentos) dos quais o paciente participará. (…) As perdas causam sofrimento, sendo este um período de desafios, adversidades, dificuldades e que, para serem enfrentadas, podem gerar sofrimento mental”, avalia a dupla.

Continua depois da publicidade

Misturebas - Notícias do Médio Vale do Itajaí

Interfaces dos cenários – Imagens da vida e do cotidiano dos profissionais da saúde durante a pandemia

Por fim, o livro traz o capítulo “Interfaces dos cenários – Imagens da vida e do cotidiano dos profissionais da saúde durante a pandemia”, que reúne vária fotos de momentos emocionantes e marcantes vividos pelos profissionais da saúde no decorrer desse último ano. Na página 180, intitulada “Quando você é cuidado por seu colega de trabalho”, aparece uma foto de Fernanda, com uma legenda que traduz a importância das amizades. “Quando o profissional de saúde se torna paciente, mesmo que por breve momento, e necessita do outro, gera certa insegurança. Porém, quando o colega de trabalho volta o seu olhar com afeto e legitima o sofrimento, aquele encontro torna-se potência e dissipa qualquer incerteza”.

LEIA TAMBÉM: Rua Sete de Setembro será interditada de 19 à 26 de fevereiro em Indaial

Já na página 181, a foto é de Janaína, com o título “Rotina de trabalho e suas adaptações”, que traz a seguinte mensagem: “Diante dos desafios e exigências que têm permeado o período pandêmico, registra-se a necessidade de adaptações. Inclui-se aqui o uso de equipamentos de segurança bem como o uso mais frequente das ferramentas de tecnologias, com intuito de manter a oferta dos atendimentos e suporte terapêutico”.

Leia o e-book completo

Conforme a Prefeitura de Timbó, o e-book “Interfaces da Covid-19 – Impressões multifacetadas do período de pandemia” é um lançamento da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) de Criciúma, com apoio da Pró-Reitoria Acadêmica (Proacada), EdiUnesc, PPGScol, Saber Acadêmico e Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abreu). A obra é organizada por Cristiane Damiani Tomasi, Jacks Soratto e Luciane Bisognin Ceretta, e que foi lançado em 2020. Para ter acesso e ler o e-book completo clicando aqui.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento