Essa ação faz parte de um projeto que possui valor ambiental e ecológico.
A Prefeitura de Timbó, através do departamento de Meio Ambiente e com aval do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), está realizando o tratamento e recuperação de duas Figueiras no município. Uma delas, que tem mais de 100 anos, está localizada no Complexo Turístico Jardim do Imigrante. A outra, que tem aproximadamente 60 anos, fica na Rua Nicarágua.
O diretor do Departamento do Meio Ambiente de Timbó, Ricardo Longo Orsi, destaca que essa ação faz parte de um projeto que possui valor ambiental e ecológico, que é o de preservar espécies de árvores de grande valor cênico e até histórico.
“Essa fase inicial da recuperação das Figueiras consiste em corrigir sua estrutura doente, minimizando o gasto de energia que as árvores estão consumindo pelo alto nível de estresse que lhes são causadas. Esse processo de manutenção também corrige erros fundamentais, como o aterro do colo das árvores. Executar uma adubação e descompactação do solo aumenta seu vigor e, consequentemente, sua capacidade de regeneração”, destaca Orsi.
LEIA TAMBÉM: Finalizada obra de concretagem do acesso ao Morro Azul, em Timbó
No decorrer deste mês, serão executados os seguintes trabalhos para fins de recuperação e manutenção das Figueiras:
- Remoção/poda de galhos indesejáveis e doentes/mortos;
- Limpeza da copa com a remoção do excesso de epífitas (bromélias, cactos, orquídeas, etc.), para diminuir a carga (peso) sobre os galhos, e favorecer sua melhor respiração e mais rápida recuperação;
- Também serão replantadas algumas espécies de orquídeas, cactáceas e bromélias, preservando assim a importância destes para fauna e flora local;
- Também serão feitas quatro pulverizações das copas com bioestimulantes, a fim de acelerar a cicatrização.
Fonte: Prefeitura de Timbó
Sugestão de pauta