Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Cristiane Marcela Steuck, técnica de enfermagem, foi a primeira timboense a ser vacinada contra a Covid-19

Cristiane Marcela Steuck, técnica de enfermagem, foi a primeira timboense a ser vacinada contra a Covid-19
Imagem: Portal Misturebas

Ela representa as pessoas que trabalham na linha de frente no combate à doença

Na tarde de hoje, dia 19 de janeiro, primeira pessoa de Timbó foi vacinada contra a Covid-19 no saguão da Policlínica de Referência, no Centro da cidade. Ela é Cristiane Marcela Steuck, técnica de enfermagem, vacinadora, do quadro de servidores do Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, e responsável por realizar as coletas dos pacientes internados no Hospital e Maternidade Oase, que é referência no atendimento aos pacientes com Covid-19 na região. A aplicação da vacina, um momento muito aguardado pela comunidade, foi acompanhado e transmitido pela imprensa.

No total o município de Timbó recebeu, nesta tarde, 329 doses da vacina CoronaVac, conforme foi repassado pelo Ministério da Saúde, através da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) e do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Decretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

Segundo o secretário de Saúde de Timbó, Alfredo João Berri, essas 329 doses serão suficientes para aplicar a primeira dose da vacina em um terço dos profissionais da saúde.

“A ordem dos grupos prioritários, conforme repassado pelo Estado, é para profissionais da saúde que: atuem na UTI ou Pronto-Socorro de hospitais que atendem pacientes com Covid-19; profissionais da saúde que trabalham no Ancionato, SAMU e Unidade de Saúde da Família (USF). Em seguida há os outros grupos, que serão divulgados conforme as doses forem chegando. Cabe salientar que todos os municípios receberam nesse primeiro momento um terço da quantidade necessária para vacinar os profissionais da saúde”, esclarece Alfredinho.

Veja Também: Santa Catarina define quantidade de vacinas para cada município

Vacinação deve iniciar na quinta-feira, dia 21

Segundo Alfredinho, como são 329 doses, a aplicação deve ser concluída até amanhã, dia 20 de janeiro.” Geralmente, 15 dias após a primeira dose a pessoa recebe a segunda e, 10 a 12 dias depois, pode ser considerada imunizada. Porém, ainda não há nenhuma data confirmada para que a gente recebe essa segunda remessa”, esclarece o secretário.

A princípio, a aplicação das vacinas nos profissionais de saúde que atuam no hospital iria acontecer lá mesmo, evitando o deslocamento dessas pessoas. O mesmo vale para quem trabalha no Ancionato. “As demais doses, tanto nos profissionais de saúde das Unidades quanto na comunidade em geral, serão aplicadas na própria USF, onde temos salas de vacinação preparadas”, complementa Alfredinho.

Para ele, mesmo que a quantidade de doses que estão chegando seja menor do que o esperado, já é motivo para agradecer. “Estamos felizes porque é um começo! Aguardamos muito esse momento e agora estamos vendo acontecer, então, é preciso reconhecer o que essas primeiras doses representam”, diz.

 

Fonte: Prefeitura de Timbó
Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
WhatsApp Chat: http://abre.ai/grupomisturebas
Instagram: instagram.com/portalmisturebas
Telegram: https://t.me/misturebas

Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos ®️


Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento