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Bolsonaro anuncia que vai zerar tarifa de importação de pneus para beneficiar caminhoneiros

Bolsonaro anuncia que vai zerar tarifa de importação de pneus para beneficiar caminhoneiros

Associação de importadores de pneus aprovou a medida mas entende que são necessárias outras ações para conter inflação de pneus.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua live semanal da última quinta-feira (14/01) que vai zerar a tarifa de importação de pneus para beneficiar caminhoneiros. A redução no Imposto de Importação de 16 para 0% atende parte das reivindicações da categoria, que vem manifestando insatisfação com a perda de receita em função da falta da definição de um preço mínimo do frete, além do aumento das despesas com diesel, pneus e outros custos operacionais.

O pneu é o segundo item mais caro no custo de manutenção do caminhão e vem sofrendo alta nos preços em função da disparada no frete internacional marítimo. O custo para o transporte de um contêiner carregado de pneus da Ásia para o Brasil, que custava em média US$ 2,5 mil, subiu vertiginosamente a partir do segundo semestre de 2020 e atualmente está em US$ 8 mil. Os importadores ainda estão sendo obrigados a pagar uma taxa de US$ 1,5 mil para reservar espaço nos navios.

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A Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) enalteceu a decisão de zerar o imposto de importação de pneus de caminhão, mas considera que a medida irá apenas compensar a disparada do frete internacional. Para que haja efetiva redução do preço do pneu na ponta seriam necessárias outras medidas, segundo o presidente da Abidip, Ricardo Alípio da Costa.

“Existe uma tarifa antidumping para pneus trazidos da China, e também, para pneus provenientes dos demais países asiáticos que foi instituída para proteger a indústria pneumática nacional. Para o pneu chinês essa tarifação é até compreensível em razão da política industrial daquele país, que não tem como competir. Mas para a importação dos demais países asiáticos, que são economias de mercado como o Brasil, a tarifa antidumping não se justifica e entendemos que deva ser abolida imediatamente”, disses Alípio.

A resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que impõe tarifa antidumping para importação de pneus da Ásia – exceto China – vence agora no início de março. A associação dos importadores de pneus está somando esforços com entidades representativas dos caminhoneiros para pedir que ela não seja renovada. Uma carta com essa e outras reivindicações será entregue no Ministério da Infraestrutura já na próxima semana.

Disparada do frete internacional

Os importadores de pneus vêm denunciando a disparada do frete internacional marítimo e suspeitam que esteja ocorrendo prática abusiva por parte dos armadores (donos de navios) de retirar embarcações e contêineres de circulação para inflar artificialmente os preços. Os importadores querem que o governo leve esta suspeita para investigação da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Os armadores já se manifestaram na imprensa alegando que o aumento é natural decorrente de um “superaquecimento da demanda por transporte marítimo internacional” após as medidas mais restritivas da pandemia. Informaram também que, inclusive, aumentaram o número de navios operando Ásia-Brasil. Esta informação está sendo apurada pela Abidip.

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Redação Misturebas

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