Devido às enxurradas e deslizamentos de terra, o abastecimento de água tratada está comprometido em parte do Alto Vale do Itajaí desde a manhã desta quinta-feira, (17)
Dos sistemas gerenciados pela CASAN, a situação mais grave se registra no município de Laurentino, totalmente desabastecido devido ao deslizamento de terra que rompeu e arrastou uma adutora de 200mm de diâmetro.
As equipes técnicas estão programando o trabalho de recuperação da adutora, situada às margens da BR-470, ainda na noite de hoje, com previsão de conclusão dos trabalhos ao longo da madrugada ou manhã de sexta-feira.
As enxurradas também aumentaram consideravelmente os índices de turbidez dos mananciais, retardando o tratamento e prejudicando a distribuição de água no Sistema Integrado de Rio do Sul, afetando também Agronômica, Aurora e Lontras. “Estamos com 70% da capacidade de tratamento na estação”, informa o chefe da Agência Rio do Sul, André Zagheni. ”A produção de água tratada deve normalizar conforme for diminuindo o índice de turbidez da água bruta”, complementa Zagheni.
Em Rio do Sul, os bairros Cobras, Navegantes, Santa Rita e Valada São Paulo estão totalmente desabastecidos porque a enxurrada arrancou aproximadamente 1,5 quilômetro de rede e o booster que pressuriza a água em parte desta região. O equipamento motobomba foi soterrado e arrastado por deslizamento.
O abastecimento nos municípios de Ibirama, Imbuia e Vidal Ramos também está parcialmente comprometido.
As equipes de manutenção estão desde a madrugada de quinta-feira na operação de conserto em toda a região, o que só se encerrará quando o abastecimento estiver plenamente normalizado.
LEIA TAMBÉM: Bombeiros resgatam cachorro soterrado após deslizamento, em Ituporanga
“Pedimos compreensão à população, especialmente dos moradores das áreas menos afetadas, economizando água ao máximo possível”, solicita o superintendente Regional Norte/Vale, engenheiro Rangel Barbosa.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Casan
Sugestão de pauta