Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Setor de serviços em Santa Catarina mantém alta acima da média nacional

Setor de serviços em Santa Catarina mantém alta acima da média nacional
Foto: Mauricio Vieira / Arquivo / Secom

O resultado é o segundo melhor do país, atrás apenas do Mato Grosso do Sul, e acima da média brasileira, com recuo de 7,4%

Mais uma vez Santa Catarina se destaca no cenário nacional e registra o quinto aumento consecutivo no setor de serviços. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados nesta sexta-feira, 11, pelo IBGE, apontam um aumento de 2,5% no volume de serviços em outubro deste ano, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. O resultado é o segundo melhor do país, atrás apenas do Mato Grosso do Sul, e acima da média brasileira, com recuo de 7,4%.

Em relação a setembro, o setor catarinense cresceu 1,8%, taxa ligeiramente maior que a da média nacional que foi de 1,7%, na mesma comparação.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

“O setor de serviços é o maior da economia catarinense, sendo um dos grandes motores que fazem girar a economia. Os números mostram uma recuperação gradativa, depois da forte queda de março e abril devido ao impacto da pandemia. O Governo de Santa Catarina vem trabalhando em várias frentes, por meio de medidas efetivas e em conjunto com o setor produtivo para alavancar a recuperação econômica do estado e ao mesmo tempo combater à Covid-19. Os números nos dão a confiança de que estamos no caminho certo e que Santa Catarina será um dos primeiros estados a ter uma efetiva recuperação de sua economia”, avalia o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Celso Albuquerque.

Segundo a pesquisa, as atividades que tiveram alta no volume de serviços, em outubro, quando comparado com o mesmo mês de 2019, foram de serviços profissionais, administrativos e complementares (32.3%), seguido por outros serviços, (1.2%) e transportes, auxiliares e de correio (1,1%).

Acumulado do ano

No acumulado do ano, todos os segmentos tiveram alguma melhora. Na pesquisa de setembro, o volume total de serviços em Santa Catarina estava retraindo 6,6%, e com o resultado de outubro a retração caiu para 5,7%. Entre os segmentos, os serviços profissionais, administrativos e complementares, que compreendem os serviços prestados as empresas, cresceu 6,7% e os outros serviços, +0,4%. Os demais estão retraindo menos, sendo que a maior retração é do volume de serviços prestados às famílias, de -26,6%. Aí estão incluídos os serviços de hospedagem e alimentação. Serviços de informação e comunicação caiu 7,7% e os transportes 3,5%.

Na perspectiva de 12 meses observa-se que o setor de serviços em SC depois de um longo período de retração que se iniciou no primeiro semestre de 2019 e teve seu auge nos meses críticos do isolamento social, agora volta a se recuperar pelo segundo mês consecutivo, ainda que o setor esteja em forte retração, nessa comparação. Em nível nacional, o setor está retraindo cada vez mais, nessa mesma comparação.

Atividade turística

O índice de atividade turística no Estado cresceu 12,9%, frente a setembro (11,5%), sexta taxa positiva seguida desde maio.

Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
WhatsApp Chat: http://abre.ai/grupomisturebas
Instagram: instagram.com/portalmisturebas
Telegram: https://t.me/misturebas

Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos ®️


Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento