"Fiquei muito emocionado com esse momento, estamos trabalhando de manhã, tarde e noite já a tantos anos com bovinos e hoje ser agraciado com uma obra de Deus como essa, é algo inexplicável", conta o veterinário
Uma vaca da raça holandesa deu à luz a trigêmeos na terça-feira, dia 17, em uma propriedade localizada no interior do município de Erval Velho, no Meio Oeste catarinense. O caso raro aconteceu na propriedade dos irmãos Betoni na comunidade Canhadão.
De acordo com um dos irmãos, Orlando Betoni, no momento do parto o médico veterinário Cristiano Casara, estava realizando outro serviço na propriedade e auxiliou no procedimento. Nasceram dois machos e uma fêmea, todos saudáveis e a probabilidade de ocorrer casos de gêmeos na raça holandesa é de menos de 0,5%, já trigêmeos é ainda mais raro.
“Eu estava na propriedade fazendo um procedimento cirúrgico em outro animal, quando ao final, o produtor me chamou para intervir em uma vaca que estava tendo dificuldades para dar a luz. Auxiliei ela e nasceu um macho, como procedimento sempre verificamos se tem mais algum animal dentro, então ao colocar a mão puxei o segundo macho e na terceira vez que fiz a verificação para nossa surpresa nasceu a fêmea. Foi realmente um momento muito marcante, me sinto agraciado em viver essa maravilha da profissão”, conta o portal Eder Luiz.
Na propriedade são ordenhadas aproximadamente 70 vacas diariamente, todas da raça holandesa e de alta produção.
“Atendo a propriedade desde 2004 e essa vaca não sofreu nenhum procedimento hormonal para ela emprenhar, nenhuma super ovulação, foi feito apenas inseminação artificial normal e para a nossa surpresa apareceu os trigêmeos, sendo um caso bem atípico”, afirma.
Sugestão de pauta