Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Governo do Estado entrega equipamentos e veículos para fiscalização de obras públicas

Governo do Estado entrega equipamentos e veículos para fiscalização de obras públicas
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Foram entregues 13 veículos e 31 smartphones com aplicativo criado pela SIE

O uso da tecnologia para monitorar e fiscalizar obras públicas é mais um avanço da gestão do Governo de Santa Catarina. Na tarde desta quinta-feira, 12, a governadora Daniela Reinehr entregou novos equipamentos e veículos para o trabalho de técnicos de coordenadorias regionais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE).

Foram entregues 13 veículos e 31 smartphones com um aplicativo, criado pela equipe da Gerência de Inovação da SIE, que vai modernizar o trabalho e trazer resultados para o Estado e para o cidadão.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

“O dia de hoje é um marco para infraestrutura de Santa Catarina, quando entregamos um aplicativo desenvolvido pela SIE, que vai trazer eficiência e tecnologia a serviço dessa área prioritária. Também entregamos veículos e equipamentos que irão facilitar a vida do servidor, além de economizar recursos. A pasta concentra obras públicas de vários setores que passarão a ser acompanhadas com mais agilidade, padronização e transparência. Assim, essa entrega beneficia todas as regiões catarinenses e cidadãos”, frisa a governadora.

LEIA TAMBÉM: Mercado Livre anuncia novo centro logístico em Santa Catarina

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, reitera que o momento representa uma virada de página na SIE. “Estamos dando os primeiros passos para um processo de transformação na gestão e no fortalecimento da fiscalização, do acompanhamento das obras públicas. Tudo digital. É bom para os técnicos, para o estado e para o cidadão”, reforça.

Acompanhou o ato de entrega dos veículos e smartphones, no hall do Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, o chefe da Casa Civil, Ricardo Miranda Aversa.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Benefícios na prática

Os veículos serão utilizados para que os engenheiros e fiscais possam acompanhar as demandas e fiscalizar as obras nos municípios de suas regiões.

O APP de Fiscalização de Obras Públicas rodoviárias e de edificações é conectado ao Sistema Integrado de Obras Públicas de Santa Catarina (SICOP) e permite fazer a importação de dados das obras. Os administradores dos contratos, fiscais do contrato e empresas contratadas podem fazer os registros das advertências, fazer a fiscalização das obras e validação das medições “in loco”, com uso de informações georreferenciadas por meio de dispositivos móveis. Todas as informações são encaminhadas ao SICOP para que os gestores realizem as ações necessárias.

O app foi criado pela equipe da Gerência de Inovação da SIE. Com a ferramenta é possível acompanhar o cronograma da obra e o cumprimento do prazo, reduzindo aditivos de prazo e de custos.

Pontos Positivos:

  • Funciona offline;
  • Um único usuário e senha para acesso ao SICOP e ao aplicativo;
  • Permite planejar as atividades, enviando somente para o dispositivo móvel os contratos que serão fiscalizados;
  • Interface simples e fácil de usar, com mensagens e ícones que direcionam as ações;
  • Atende contratos rodoviários, obras civis, manutenção;
  • Possibilita aprovar e desaprovar a medição com registro de observações;
  • Uso de imagens georreferenciadas;
  • Possibilita fiscalizar vários contratos, várias obras, organizados por grupos de serviços e serviços;
  • 100% Integrado ao SICOP e SQM;
  • Todas as ações são auditadas;
  • Não permite vincular fotos da galeria do dispositivo, somente imagens da galeria do aplicativo;
  • Possui canal de sugestões do usuário no próprio aplicativo;
  • Possibilita a visualização, cadastramento e atualização de sanções administrativas (advertências) com envio de e-mail com confirmação de leitura;
  • Idealizado e desenvolvido pela SIE;
  • Aperfeiçoa o processo de medição, reduzindo inconsistências, evitando o retrabalho e registrando as informações;
  • Redução de custos e prazos, com investimentos mais assertivos, devido ao maior controle e fiscalização, em tempo real e no local de execução da obra, melhorando sensivelmente a qualidade das obras realizadas em todo o Estado de Santa Catarina.
  • Maior confiabilidade nos dados; melhoras a qualidade dos serviços executados e medidos; agilizar o processo de medição; melhorar a notificação de advertências para as empresas contratadas. O uso do aplicativo, integrado ao SICOP e SQM, permitirá o acompanhamento de fiscalização de obras de forma mais ágil, o que garantirá a redução no tempo de entrega e custos das obras realizadas pela SIE.

 

Fonte: Governo de Santa Catarina
Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
WhatsApp Chat: http://abre.ai/grupomisturebas
Instagram: instagram.com/portalmisturebas
Telegram: https://t.me/misturebas

Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos ®️

publicidade

AGWP

Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento